Banco central da China lançará ferramentas de empréstimo para impulsionar crescimento
O banco central da China disse neste domingo que vai lançar três ferramentas de empréstimo para aumentar apoio a setores específicos da economia.
O Banco Popular da China estenderá uma ferramenta de empréstimo para apoiar a redução de emissões de carbono até o final de 2024 e uma ferramenta de reempréstimo para promover o uso limpo de carvão até o final de 2023, informou a autoridade monetária em comunicado.
O banco central também vai lançar um recurso de empréstimo para o setor de transporte e logística até junho, afirmou.
Algumas instituições financeiras estrangeiras serão incluídas no escopo do mecanismo de incentivo à redução de emissões de carbono, disse o banco central.
O lançamento dos recursos ajudará “a implementar com precisão e eficácia a política monetária prudente, orientará as instituições financeiras a aumentar o apoio ao desenvolvimento verde e a outras áreas”, disse o banco central.
Desde 2020, quando a segunda maior economia do mundo foi abalada pela primeira vez pelo coronavírus, o banco central chinês expandiu seu arsenal de ferramentas de política estrutural, incluindo reempréstimos e facilidades de redesconto e outros empréstimos de baixo custo.
Os empréstimos feitos por meio de ferramentas estruturais totalizaram quase 6,45 trilhões de iuans (950,98 bilhões de dólares) no final de 2022, mostraram dados do banco central.
O banco central está pronto para aumentar o apoio direcionado a setores em dificuldades por meio de suas ferramentas de política estrutural, de acordo com fontes e analistas de políticas da autoridade monetária.