Bancos

Banco Central britânico mantém juros e tamanho de programa de compra de títulos

18 mar 2021, 9:26 - atualizado em 18 mar 2021, 11:38
Banco da Inglaterra
O Banco da Inglaterra disse que manteve sua taxa básica de juros na mínima recorde de 0,1% (Imagem: REUTERS/Henry Nicholls)

O banco central britânico disse que a recuperação econômica do Reino Unido está ganhando ritmo graças à velocidade das vacinações contra a Covid-19, mas que as perspectivas permanecem incertas, diminuindo as especulações de que pode estar se dirigindo a uma reversão de seu estímulo massivo.

As restrições pandêmicas poderiam ser suspensas “um pouco mais rapidamente” do que o Banco da Inglaterra pensava no mês passado, disse a autarquia nesta quinta-feira após sua reunião de política monetária de março.

“Desde a reunião anterior do Comitê de Política Monetária, as notícias sobre a atividade econômica de curto prazo foram positivas, embora o quanto essas notícias mudaram as perspectivas de médio prazo tenha ficado menos claro”, disse o banco central.

A libra enfraqueceu cerca de um terço de centavo contra o dólar com os investidores considerando o anúncio como um sinal de que o Banco da Inglaterra não tem pressa para começar a reduzir seus programas de estímulo

“O tom da reunião permaneceu cauteloso, em linha com a postura adotada por outros grandes bancos centrais no decorrer da última semana”, disse Silvia Dall’Angelo, economista sênior do Federated Hermes.

O Banco da Inglaterra está tentando equilibrar o otimismo de curto prazo sobre o programa de vacinação do Reino Unido com a incerteza em relação à escala dos danos econômicos causados pela pandemia, que provavelmente elevará ainda mais o desemprego, e o impacto do Brexit.

Como esperado, o Banco da Inglaterra manteve seu programa de estímulo antes da recuperação esperada da economia britânica ainda este ano, ajudada pelo programa de vacinação.

O banco manteve sua taxa de juros de referência em uma mínima histórica de 0,1%, em linha com as previsões de uma pesquisa da Reuters com economistas.

O banco central também deixou inalterado o tamanho de seu programa de compra de títulos de 895 bilhões de libras (1,25 trilhão de dólares).

A autarquia disse que planeja manter o ritmo de compras de títulos do governo britânico estável em cerca de 4,4 bilhões de libras por semana, mas reiterou que pode desacelerar esse ritmo no futuro.

(Atualizada às 11h37)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar