Banco Central

Banco Central anuncia operações de compra de títulos soberanos em dólar

18 mar 2020, 11:52 - atualizado em 18 mar 2020, 11:53
Banco Central BCB
Os títulos serão comprados pelo BC com desconto de 10% em relação aos preços de mercado (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira que passará a fazer operações de compra com compromisso de revenda de títulos soberanos do Brasil denominados em dólar de posse de instituições financeiras nacionais, visando “garantir o bom funcionamento dos mercados“.

De acordo com comunicado, os títulos serão comprados pelo BC com desconto de 10% em relação aos preços de mercado.

O BC informou que o estoque global de bônus globais é de 31 bilhões de dólares e que, se houver demanda, a autoridade monetária pode recomprar todo o montante.

“Haverá transferência de margem durante a vigência da operação sempre que a exposição for igual ou superior a 500 mil dólares”, explicou a nota.

A medida entra em vigor nesta quarta-feira e visa a garantir o bom funcionamento dos mercados.

A última vez que o BC realizou esse tipo de operação foi em 2008, na crise financeira global. A medida acontece no momento em que o Tesouro Nacional também faz operações de recompra de títulos em reais no mercado interno e deve ajudar a dar liquidez para investidores que detêm esses papéis em desvalorização.

Banco Central BCB
A última vez que o BC realizou esse tipo de operação foi em 2008, na crise financeira global (Imagem: Beto Nociti/Banco Central/ Flickr)

O Global 2045 negociado no mercado secundário como referência de 30 anos cai 16,4% neste mês, enquanto o bond de dez anos (2028) recua 7,2%.

(Atualizada às 11h52 – horário Brasília)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar