Economia

Banco Central alerta sobre vazamento de dados Pix de clientes da Caixa

09 nov 2024, 9:22 - atualizado em 09 nov 2024, 9:22
Pix, Banco Central, Bancos, Santander, Nubank, Itaú, Bradesco
O vazamento dos dados de chaves Pix ocorreu em setembro e as pessoas que tiveram seus dados cadastrais expostos serão notificadas. (Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil)

O Banco Central divulgou na noite de sexta-feira (8) um alerta sobre o vazamento de dados de 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal.

Segundo a autoridade monetária, o incidente de segurança ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição bancária. Não houve exposição de dados sensíveis, como senhas, informações de movimentação financeira ou saldos em contas transacionais, nem de quaisquer outras informações protegidas por sigilo bancário.

“As informações obtidas são de natureza cadastral e não permitem movimentação de recursos, nem acesso a contas ou a outras informações financeiras”, afirma o comunicado.

  • VEJA MAIS: analista recomenda comprar esta ação antes do resultado do 3T24; entenda

O vazamento ocorreu entre os dias 24 e 25 de setembro e incluiu dados como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix e a data em que o usuário passou a ter posse da chave.

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais expostos serão notificadas exclusivamente pelo aplicativo ou pelo internet banking da Caixa. Não serão utilizados outros meios de comunicação, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail, para contatar os usuários afetados.

Procurada pelo Money Times, a Caixa informou que o incidente foi pontual e envolveu dados de chaves Pix de 644 clientes. Segundo o banco, não houve acesso a dados sigilosos ou informações bancárias, fiscais ou patrimoniais.

“A situação foi rapidamente identificada e corrigida, e os clientes foram notificados. O banco reafirma seu compromisso com a segurança e a privacidade dos dados de seus clientes, e destaca que aprimora continuamente os critérios de segurança em seus canais, produtos e serviços.”

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar