Banco Central adia divulgação de indicadores por atraso em repasse de dados por bancos

Atrasos na prestação de informações por instituições financeiras levaram ao adiamento da divulgação de indicadores pelo Banco Central, informou a autarquia nesta sexta-feira (28).
De acordo com o BC, apresentação da nota de estatísticas fiscais de fevereiro foi adiada de 31 de março para 8 de abril. A nota de estatísticas monetárias e de crédito foi postergada de 2 para 9 de abril.
A autarquia informou que uma regulamentação criou novo padrão de contas que entrou em vigor em janeiro, argumentando que mesmo com a norma tendo sido editada “com bastante antecedência, as instituições financeiras relataram enormes dificuldades para efetuar essa transição”.
- VEJA MAIS: Mesmo com a Selic a 14,25% ao ano, esta carteira de 5 ações já rendeu 17,7% em 2025
Segundo o BC, um pedido de adiamento foi aceito, mas, ainda assim, algumas instituições não conseguiram prestar as informações nos novos prazos — ou suas informações precisaram ser retificadas e reenviadas.
“Assim, para salvaguardar o processo de validação de qualidade estatística e os procedimentos operacionais de compilação, tornou-se necessário esse adiamento adicional”, informou.