Banco BAI levanta US$ 94 milhões no primeiro IPO de Angola
O Banco BAI, maior credor de Angola, levantou 40,1 bilhões de kwanzas (US$ 94 milhões) com a venda de 10% de suas ações na primeira oferta pública inicial da nação africana produtora de petróleo.
As ações do banco sediado em Luanda foram cotadas a 20.640 kwanzas, o topo da faixa de 17.200 a 20.640 kwanzas do IPO, informou o banco em comunicado.
A oferta foi subscrita 1,58 vezes, com ações provenientes de dois de seus maiores investidores – a estatal petrolífera Sonangol e a produtora de diamantes Endiama.
As ações do BAI estreiam na bolsa de Luanda em 9 de junho e marcarão o início das negociações de renda variável no país.
A medida pode ajudar a fortalecer a imagem do presidente angolano João Lourenço como reformador antes das eleições programado para 24 de agosto.
Também pode ajudar a estimular outras aberturas de capital que visam atrair investimentos estrangeiros e diversificar a economia, mesmo com o aumento da inflação global e taxas de juros mais altas pesando na demanda dos investidores por IPOs.
A economia angolana, que saiu de uma recessão de cinco anos em 2021, deverá crescer 2,7% este ano, segundo a ministra das Finanças Vera Daves de Sousa.
Entre para o nosso Telegram!
Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Money Times: https://t.me/MoneyTimesBR