BusinessTimes

Bancão empata com Vale (VALE3) na preferência de 27 analistas; veja as 12 ações favoritas de dezembro

05 dez 2022, 19:37 - atualizado em 06 dez 2022, 11:20
Itaú
Presente em 19 de 27 carteiras recomendadas para dezembro, o Itaú se sai como favorito entre analistas (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

Um nome do setor bancário está par a par com Vale (VALE3) nas carteiras recomendadas mensais de 27 analistas. A instituição financeira chegou até a tirar a mineradora do trono, tendo sido a preferência do último mês.

Em dezembro, o Itaú (ITUB4) está presente em 19 das 27 carteiras que participam do levantamento do Money Times. Vale recebeu mais três indicações desde novembro e conseguiu dividir o primeiro lugar.

Analistas que contam com a ação do Itaú na carteira se apoiam nos resultados positivos do terceiro trimestre. Segundo a Ágora Investimentos, a companhia mostrou na temporada de resultados mais recente tendências sólidas.

  • A grande pagadora de dividendos de 2023: uma mudança na política de dividendos dessa empresa pode torná-la a grande pagadora de proventos para o próximo ano, segundo projeções de analista; veja qual é

“O banco continuou se beneficiando de um mix de empréstimos mais arriscado e taxas de juros mais altas, enquanto as provisões aumentaram à medida que a inadimplência se deteriorou”, comenta.

“Embora continuemos preocupados com a qualidade dos ativos, acreditamos que o banco conseguiu compensar um maior custo de risco com uma margem financeira mais forte, ao mesmo tempo em que manteve um índice de cobertura relativamente estável, em linha com a média de 2019″, completa a corretora.

Outro fator que chama a atenção é a escala da empresa. O Itaú é o maior banco privado do Brasil e possui forte penetração e uma presença robusta em áreas-chave, como cartões de crédito, empréstimos para automóveis, gestão de ativos e seguros, destaca a Guide Investimentos.

Para a Ágora, a principal questão agora é saber o quão sustentável será o crescimento de empréstimos em linhas de risco (ou seja, cartões de crédito e empréstimos pessoais) nos próximos trimestres.

Minério em recuperação

BTG incluiu a Vale nas recomendações a fim de aumentar a exposição ao dólar e se expor à potencial reabertura da economia chinesa (Imagem: REUTERS/Yusuf Ahmad)

O mercado está voltando a se mostrar mais otimista em relação ao setor de mineração e siderurgia. A ação da Vale retornou à carteira recomendada de ações do BTG Pactual.

Monitorando o risco fiscal diante da “proposta agressiva” do novo governo para excluir do teto gastos que podem chegar até R$ 198 bilhões, a instituição começa dezembro com uma postura mais cautelosa.

Com a estratégia de montar uma carteira com ativos menos correlacionados com a economia brasileira, o BTG incluiu a Vale nas recomendações a fim de aumentar a exposição ao dólar e se expor à potencial reabertura da economia chinesa.

O BTG espera que a atividade econômica chinesa se recupere gradualmente conforme o governo anuncia novas flexibilizações das restrições e dá apoio ao mercado imobiliário do país.

  • A grande pagadora de dividendos de 2023: uma mudança na política de dividendos dessa empresa pode torná-la a grande pagadora de proventos para o próximo ano, segundo projeções de analista; veja qual é

Além disso, o banco considera positiva a entrada de um “acionista de referência” (Cosan) no conselho da mineradora e projetam potencial de geração de valor da divisão de metais básicos no longo prazo.

O BTG espera que a maior parte da agenda estratégica de médio prazo da Vale seja voltada a retornos de caixa dos acionistas, com yield esperado de 10-11% para 2023, incluindo recompras de ações.

Apesar de terem recebido menos indicações, outros 10 papéis merecem ser mencionados. Na lista das mais recomendadas para dezembro estão Petrobras (PETR4), Eletrobras (ELET3) e WEG (WEGE3).

Confira as 12 ações com mais menções em carteiras recomendadas para o mês:

Empresa Ticker Indicações
Vale VALE3 19
Itaú Unibanco ITUB4 19
PRIO PRIO3 14
Assaí ASAI3 13
Eletrobras ELET3 12
Suzano SUZB3 8
Petrobras PETR4 7
Multiplan MULT3 7
B3 B3SA3 7
Hypera HYPE3 6
Sabesp SBSP3 6
Weg WEGE3 6

Levantamento

O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas divulgadas por 27 instituições. Para dezembro, foram indicadas 93 ações, somando 267 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva Investimentos, BB Investimentos, Benndorf, BTG Pactual, CM CapitalEleven, EmpiricusEmpiricus Investimentos, Genial Investimentos, Guide Investimentos, Inter, InvItaú BBALevante, Mirae Asset, MyCapModalmais, ÓramaPlanner, Banco Safra, SantanderTerra Investimentos, ToroXP Investimentos, Warren e PagBank.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.