BusinessTimes

Bancão derruba Vale (VALE3) como ‘ação queridinha’ dos analistas; veja o que comprar em transição Bolsonaro-Lula

04 nov 2022, 19:40 - atualizado em 04 nov 2022, 19:40
Itaú
Quem lidera o ranking das ações mais indicadas é o Itaú Unibanco, presente em 17 de 28 carteiras recomendadas para novembro (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

Finalmente aconteceu. Vale (VALE3) foi tirada do posto de ação mais recomendada dos analistas, sendo substituída por um nome do setor bancário.

Em novembro, a mineradora, que tem enfrentado pressão na Bolsa por conta da queda nos preços do minério de ferro, ainda segue como uma das principais escolhas de especialistas. Porém, o papel parece ter perdido um pouco a atratividade em meio às incertezas quanto a uma recuperação mais consistente do ingrediente siderúrgico negociado na China.

Neste mês, quem lidera o ranking das ações mais indicadas é o Itaú Unibanco (ITUB4), presente em 17 de 28 carteiras recomendadas.

A Ágora Investimentos foca nos resultados do terceiro trimestre do Itaú, a serem divulgados na próxima semana, 10 de novembro. A corretora espera mais um sólido conjunto de números, “sustentado pelo ainda forte crescimento do NII (margem financeira) com clientes impulsionado por um melhor mix e maiores taxas de juros”.

O NII com o mercado deve permanecer relativamente estável na variação trimestral, avalia.

No caso do Santander, analistas da instituição recentemente estipularam preço-alvo de R$ 32 para a ação do Itaú ao fim de 2023. O cenário macroeconômico mais desafiador pela frente também levou a um corte na recomendação, que passou de “compra” para “manutenção”.

Apesar da mudança de recomendação, o Santander destaca que o ROE (retorno sobre o patrimônio líquido) do Itaú deve se manter sustentável em 2022 e 2023.

“Após 2023, a administração também observou que uma normalização das taxas de juros pode ser positiva para os clientes e, portanto, para a lucratividade do Itaú no longo prazo”, completa.

Para o Inter Research, que incluiu o Itaú na carteira para este mês, a ação é o “best in class” dentre os incumbentes.

Ações para investir entre governos

Novembro marca o primeiro mês pós-resultado eleitoral. Com Lula eleito para seu terceiro mandato no cargo de presidente da República, dúvidas quanto às ações para ter no portfólio podem surgir ao longo do período de transição entre governos.

Além de Itaú e Vale, estão no radar de especialistas a petroleira júnior PRIO (PRIO3) e a empresa do varejo alimentício Assaí (ASAI3).

Veja a seguir as 10 ações mais recomendadas por analistas para o mês:

Empresa Indicações
Itaú Unibanco 17
Vale 16
PRIO 13
Assaí 11
Eletrobras 9
Lojas Renner 9
Multiplan 8
Weg 8
BTG Pactual 7
B3 7

Levantamento

O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas divulgadas por 28 instituições. Para novembro, foram indicadas 104 ações, somando 297 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva InvestimentosBB Investimentos, BTG Pactual, CM CapitalElevenEliteEmpiricus, Empiricus Investimentos, Genial Investimentos, Guide Investimentos, InterInvItaú BBA, LevanteMirae Asset, MyCapModalmaisNova Futura, Órama, PlannerBanco SafraSantander, Terra Investimentos, Toro, XP Investimentos, Warren e PagBank.