AgroTimes

Bancada do agronegócio espera avançar em projetos para o setor após eleições na Câmara e Senado

03 fev 2025, 11:48 - atualizado em 03 fev 2025, 11:48
camara-deputados-hugo-motta-frente-parlamentar-agropecuaria
Hugo Motta junto de outros representantes da bancada do agro (Foto: Agência FPA)

Os parlamentares brasileiros elegeram neste sábado (1º) Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre (União-AP) para presidir o Senado Federal. Ambos já tomaram posse e ocuparão os cargos pelos próximos dois anos.

Além das escolhas para a presidência das casas legislativas, foram escolhidos os deputados e senadores que irão compor as Mesas Diretoras, com a participação de membros da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), que espera avançar em projetos no setor.

Conhecida como bancada do agronegócio, ou bancada ruralista, a FPA tem o próprio presidente da Câmara, como integrante. Ainda em dezembro, Motta esteve na reunião semanal da FPA, quando recebeu, das mãos do presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), as pautas prioritárias do setor.

Na ocasião, Lupion já reforçava a necessidade de um presidente da Casa baixa alinhado às prioridades do setor. Agora, reiterou a importância de posicionar o protagonismo do Brasil por meio do agro e parabenizou a eleição de Motta.

“Estamos buscando avançar em pautas que protejam o produtor rural, ampliem a segurança jurídica e fortaleçam o Brasil como líder mundial na produção agropecuária. Os temas em discussão abrangem segurança fundiária, política agrícola, questões indígenas e sustentabilidade, para posicionar o Brasil como protagonista no cenário global. Para tanto, confiamos que o deputado Hugo irá dar continuidade à atenção que o setor merece”, afirmou Lupion.

Ao receber o apoio da FPA, o novo presidente da casa reafirmou seu compromisso com as demandas recebidas. “Vocês terão um presidente amigo, acessível e comprometido com uma agenda que promova não apenas o crescimento do setor, mas também avanços para o Brasil inteiro”, afirmou Motta.

Também integrantes da FPA, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) foi eleito 2º vice-presidente e o deputado Lula da Fonte (PP-PE), o 2º secretário da mesa diretora da Câmara.

Apoio ao agro no Senado

Com a eleição de Davi Alcolumbre, também há otimismo no Senado para que projetos apoiados pela FPA ganhem espaço. A senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura e coordenadora da bancada do agro, cobrou agilidade para avaliação de medidas para o setor.

“Conheço muito o senador Davi e sei que seu estilo é completamente diferente do de seu antecessor. Tenho certeza de que ele facilitará o andamento dos trabalhos nesta Casa, promovendo um relacionamento produtivo entre governo e oposição. Precisamos de agilidade na votação de projetos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou a senadora.

Tereza Cristina ainda destacou uma visita recente de membros da FPA ao Parlamento europeu e cobrou modernização da legislação ambiental. “O mundo hoje é muito rápido, e não podemos ter licenciamentos que travem o desenvolvimento. É claro que devemos manter o cuidado com a sustentabilidade e as mudanças climáticas, mas precisamos aprovar esse projeto ainda no primeiro semestre”, disse.

O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, parabenizou Alcolumbre, destacou a importância do andamento das pautas prioritárias do setor no Senado e reforçou a posição da senadora, defendendo um modelo de licenciamento que concilie proteção ambiental com eficiência produtiva.

“Parabenizo o presidente eleito Davi Alcolumbre. No ano passado, ele assumiu compromissos com o nosso setor e com a FPA, e esperamos contar com seu apoio para avançarmos nas pautas fundamentais para o agro no Congresso Nacional,” afirmou.

Com a nova configuração da Mesa Diretora do Senado, a expectativa é de que temas estratégicos para o setor agropecuário avancem com mais celeridade. O licenciamento ambiental será um dos principais pontos de debate da bancada no Congresso neste ano, com o objetivo de garantir mais competitividade ao setor produtivo, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável, segundo a FPA.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar