Balancer, gestora de portfólio não custodial, vai ao ar na Ethereum
O whitepaper da Balancer havia sido divulgado em setembro de 2019.
Basicamente, o projeto é uma implementação generalizada do modelo de Fazedores de Mercado Automatizados (AMM, na sigla em inglês) da corretora Uniswap.
Assim como a Uniswap, o sistema consiste de diversos pools de liquidez.
A diferença é que Balancer não exige que cada pool tenha uma porcentagem específica de ether (ETH). Em vez disso, possui uma construção de multiativos para mimetizar uma estrutura de fundo de índice.
O projeto atraiu interesse do ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi). Na semana passada, o projeto teve uma rodada de financiamento “seed” (para ajudar a empresa a crescer) de US$ 3 milhões liderada pelas empresas de capital de risco Accomplice e Placeholder.
Em uma publicação, Balancer anunciou ter lançado a versão beta e privada e agora está ao ar na rede Ethereum.
Balancer is Live 🎉 https://t.co/5cansWR7M3
— Balancer (@Balancer) March 31, 2020
A plataforma recém-lançada possui uma dapp (aplicação descentralizada) de corretora e uma dapp de gerenciamento de pools, que permitem a conversão entre qualquer um dos dois tokens disponíveis (ETH e DAI) e o gerenciamento de liquidez para pools existentes, respectivamente.
Também possui um roteador inteligente de ordem para otimizar a negociação em todos os pools da Balancer.
1inch, agregadora de corretoras descentralizadas (DEX), começou a obter liquidez da Balancer, de acordo com a publicação, apesar de em pouca quantidade por enquanto para testes.
Além da 1inch, a equipe da Balancer também busca trabalhar com outros projetos DEX, incluindo 0xAPI, DEX.ag e Totle.