Bakkt inicia suas operações
Às 20:00, horário da costa oeste americana de domingo, a Bakkt lançou oficialmente seus contratos futuros diários e mensais fisicamente liquidados para Bitcoin mantidos no Bakkt Warehouse. Leia mais aqui. Isso marca a primeira vez que contratos de criptomoedas entregues fisicamente serão negociáveis em uma bolsa de valores – ICE Futures U.S. – que é regulamentada por uma agência federal dos EUA.
We’re live!
The first Bakkt Bitcoin Futures trade was executed at 8:02pm ET at a price of $10,115
— Bakkt (@Bakkt) September 23, 2019
No início de setembro, a Bakkt – pertencente à Intercontinental Exchange (ICE) e que conta com o braço de capital de risco M12 da Microsoft e o fundo de hedge Pantera Capital entre seus investidores – anunciou que seu chamado Bakkt Warehouse começaria a oferecer armazenamento seguro de bitcoin de clientes. A previsão era de que a Bakkt fosse lançada em dezembro passado, mas foi adiado por várias razões, incluindo a paralisação do governo federal por 35 dias.
Apesar do pouco efeito que o lançamento dos contratos futuros de Bitcoin da Bakkt teve no preço do Bitcoin, certamente melhorará a confiança que as instituições terão agora sobre o mercado de criptomoedas, de acordo com Thomas Lee, chefe de pesquisa da Fundstrat Global Advisors. Leia mais sobre as previsões de Thomas Lee aqui.
O VanEck-SolidX lançou recentemente uma versão de um ETF de Bitcoin que é considerado algo incompleto pela legislação. Leia mais aqui. Na semana passada a VanEck retirou seu pedido de regularização da Comissão de Valores Mobiliários americano (SEC, na sigla em inglês). Leia mais aqui. Como resultado, resta saber se a Bakkt é realmente capaz de desencadear um influxo de capital no mercado que permita ao Bitcoin alcançar novas máximas anuais à medida que o volume de negócios aumenta.
No instante dessa redação o Bitcoin está sendo cotado a US$ 9.846.98, com desvalorização de -2.07% e um volume confiável de US$ 4.10 bilhões.