BusinessTimes

Bahia Mineração oferece preço mínimo e vence leilão da Fiol, com proposta única

08 abr 2021, 15:06 - atualizado em 08 abr 2021, 15:34
Bahia Mineração ofereceu pagar outorga mínima de 32,7 milhões de reais (Imagem: REUTERS/David Gray)

A Bahia Mineração (Bamin) venceu nesta quinta-feira na B3 o leilão de concessão de trecho da ferrovia de integração Oeste-Leste (Fiol), após ter sido a única concorrente pelo ativo, pelo qual ofereceu pagar outorga mínima de 32,7 milhões de reais.

O trecho licitado da Fiol tem 537 quilômetros de extensão, ligando as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia, sendo um corredor de escoamento de minério de ferro extraído pela própria Bamin e permitindo também o transporte de grãos, a partir da futura concessão do trecho II.

A vencedora terá que fazer investimentos de 3,3 bilhões de reais ao longo de 35 anos de concessão. Desse total, 1,6 bilhão será utilizado para a conclusão das obras do trecho, que estão com 80% de execução pelo próprio governo.

A Bamin é uma mineradora brasileira criada em 2005. A expectativa é que seu projeto Pedra de Ferro produza 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A oferta única vem um dia após o governo federal ter licitado um conjunto de 22 aeroportos em três blocos, obtendo 3,3 bilhões de reais em outorgas, valor cerca de 17 vezes superior ao mínimo definido no edital.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar