Companhias Aéreas

Bagagem de mão será cobrada? Latam alerta que irá verificar tamanho e taxa poderá ser aplicada

19 ago 2023, 13:36 - atualizado em 19 ago 2023, 13:36
Gol, Latam, Azul, Voepass, Voa Brasil
Latam destaca que caso a bagagem exceda os limites, será cobrada taxa para despachar (Imagem: Marcio Juliboni/ Money Times)

A Latam comunicou que vai conferir se os passageiros estão cumprindo adequadamente com as regras para bagagens de mão. Em caso de descumprimento, será cobrada taxa para despacho.

Conforme a companhia, durante o embarque será verificado se todos os “clientes estão cumprindo tanto com a quantidade de bagagens permitidas em sua tarifa, como também com as medidas (tamanho da mala)”. As medidas são indicadas nesta página.

Em comunicado, a Latam destaca que “caso a bagagem exceda a quantidade ou medidas permitidas, será cobrada uma taxa para que seja enviada ao porão do avião.”

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explica que as bagagens de mão podem ser transportadas na cabine do avião. No entanto, por questões de segurança, as companhias aéreas podem restringir o peso e conteúdo, de maneira que seja despachada para o porão da aeronave.

Vale pontuar que outras companhias, como Gol e Azul, também cobram taxas no caso de excessos na bagagem de mão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Regras da bagagem de mão Latam e Anac

Confira as principais regras previstas pela Latam e pela Anac, referentes à bagagem de mão gratuita e junto do passageiro na cabine do avião:

  • Passageiro tem direito a levar até 10 kg de bagagem de mão sem cobranças, conforme estabelecido pela Anac;
  • Cabines Premium Economy e Premium Business da Latam permitem até 16 kg de bagagem de mão;
  • É permitido levar, também gratuitamente, um item pessoal, como uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho ou mochila para notebook;
  • A Latam permite que o passageiro transporte bolsa ou mochila pequena com medidas máximas de 45 cm de altura x 35 cm de comprimento x 20 cm de largura, devendo ficar debaixo do assento;
  • Conforme a Anac, não podem ser levados na bagagem de mão: armas de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes, machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm;
  • Nos casos de voos internacionais, frasco com líquidos superior a 100 ml também não pode ser transportado.
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.