Mercados

B3 (B3SA3): Qual o impacto de nova bolsa para empresa, segundo Goldman Sachs

19 jun 2024, 16:51 - atualizado em 19 jun 2024, 16:52
b3
B3: Qual o impacto de nova bolsa para empresa, segundo Goldman Sachs (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

A B3 (B3SA3) ganhou uma nova competidora, a bolsa A5X, criada por ex-executivos da XP Inc e fundador da corretora Ideal. De acordo com os analistas da Goldman Sachs, em relatório publicado nesta quarta (19), o anúncio acrescenta uma nova camada de risco para a B3.

Apesar disso, para os analistas, os riscos competitivos já estão, parcialmente, refletidos na avaliação com descontos de ação de 12.9x ’24E P/E (preço sobre o lucro). A recomendação é neutra.

O Goldman também ressaltou que as receitas de ativos listados contribuem para FICC e ações e representaram 32% de receita total da B3 em 2023. Dessa forma, o valor representa cerca de 8% proveniente de ações e 24% de FICC.

“Notamos que os derivados OTC representaram cerca de 3% das receitas, mas a empresa já enfrenta concorrência neste segmento”, afirmaram.

Além disso, estas receitas cresceram a um CAGR de 16% de 2016 a 2023, impulsionadas por um CAGR de 21%, compensado por um declínio anual de 4% na taxa média por contrato.

Com isso, os analistas destacaram que, em uma possível troca, a A5X teria que criar seus próprios contratos de empresas listadas e não apenas replicar os contratos da B3. Segundo o banco, isso deve limitar o potencial impacto à bolsa. 

A5X ameaça a B3?

Dois ex-sócios da XP Inc, um advogado e o cofundador da corretora Ideal buscam colocar em operação até o final de 2026 uma empresa que vai atuar no segmento de bolsa no Brasil, com foco inicial em derivativos e futuros.

O grupo anunciou uma rodada Série A para financiar os investimentos em equipe e tecnologia para o lançamento operacional da A5X, que terá soluções de negociação e pós-negociação para o mercado financeiro e de capitais.

  • 850 mil brasileiros já estão recebendo, todos os dias, as atualizações mais relevantes do mercado financeiro. Você é um deles? Se a resposta for não, ainda dá tempo de “correr atrás do prejuízo”. Clique aqui para começar a receber gratuitamente.

Os fundadores são Carlos Ferreira, ex-sócio controlador da XP; Julian Chediak, advogado de mercado de capitais, professor, sócio do Chediak Advogados e ex-presidente do Conselho de Autorregulação da Cetip; Karel Luketic, ex-sócio sênior e diretor na XP; e Nilson Monteiro, CEO e cofundador da Ideal.

“Com as recentes mudanças regulatórias, inúmeras inovações tecnológicas que impactam o setor e um cenário global em ebulição, a A5X nasce para melhorar a experiência de todos os investidores no Brasil”, disse Ferreira, CEO da A5X, em nota.

*Com Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar