BusinessTimes

B3 (B3SA3): programa de diversidade lança carta aos presidentes de Conselhos

15 fev 2022, 10:59 - atualizado em 15 fev 2022, 10:59
Diversidade
PDeC, organizado por B3, IBGC, IFC, SpencerStuart e WCD, e associados pedem diversidade nos Conselhos das empresas (Imagem: Hannah Busing/Unsplash)

O Programa Diversidade em Conselho (PDeC), organizado por B3 (B3SA3), IBGC, IFC, SpencerStuart e WCD, lançou, no dia 14 de fevereiro, um convite ao mercado para ampliar as vagas para mulheres em conselhos de administração neste ano.

Criado em 2014, o PDeC é uma iniciativa conjunta entre B3, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), International Finance Corporation (IFC), Spencer Stuart e WomenCorporateDirectors (WCD) para promover a diversidade em conselhos de empresas e outras entidades brasileiras.

A iniciativa que conta com a B3 contribui para que mulheres preparadas para atuar em conselhos de administração tenham maior visibilidade no mercado por meio de troca de experiências, aprendizado e fortalecimento de networking com importantes players do universo dos conselhos.

O Programa está em sua 6ª turma e se desenvolve por meio de três pilares: uma mentoria realizada com conselheiros formadores de opinião do ecossistema de conselhos; um curso online sobre governança corporativa e mercado de capitais; e eventos e ações de networking. Desde a sua primeira turma, 139 mulheres já participaram do PDeC.

Organizado pela B3, programa de diversidade busca auxiliar na inclusão de mulheres nos conselhos administrativas das empresas (Imagem: Unsplash)

Assim, as entidades solicitam, em mais um ano, que a diversidade seja foco nas assembleias que formarão a nova composição de seus conselhos, ressaltando o impacto positivo da diversidade no desempenho das empresas.

O comunicado enviado a presidentes de Conselhos e conselheiros enfatiza ainda que apenas 14% das cadeiras de conselhos no Brasil são ocupadas por mulheres nas empresas de capital aberto, de acordo com dados do Brasil Board Index, da SpencerStuart.

Embora o índice seja melhor se comparado a anos anteriores, o PDeC sinaliza que há um caminho longo a ser percorrido, e que há um grande número de mulheres extremamente preparadas e que integram os bancos de dados do próprio PDeC, além da WCD e IBGC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segue abaixo a carta na íntegra:

Prezados e prezadas presidentes de conselho, conselheiros e conselheiras

São muitos os estudos que apontam o impacto positivo da diversidade no desempenho das empresas. Uma companhia com equipe diversa pode amplificar os potenciais analíticos e promover melhor gestão de risco, proporcionar maior capacidade de inovação para os negócios, resultados sustentáveis no longo prazo, entre outros atributos. Além disso, a diversidade tem sido cada vez mais associada à inclusão e equidade, características devem ser almejadas por qualquer companhia. As demandas de nossa sociedade exigem respostas que somente a perspectiva de uma liderança corporativa diversa pode trazer.

Por isso, neste período em que profissionais começam a ser selecionados para conselhos de administração, incentivamos que considerem aumentar a diversidade nas companhias em que atuam.

É fundamental, nesse momento, uma revisão dos conselhos das empresas, abertas ou fechadas, com a escolha de mais mulheres em sua composição. Existem muitas profissionais capacitadas e prontas para assumirem esses cargos, e acreditamos que a renovação dos conselhos é a oportunidade de acelerar essa agenda, considerando a importância da diversidade nas suas companhias.

Pesquisa do Brasil Board Index, da SpencerStuart, aponta que apenas 14% das cadeiras de conselhos no Brasil são ocupadas por mulheres nas empresas de capital aberto. É um índice maior que o registrado em anos anteriores, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para melhor equilibrar esse indicador.

Nós, do Programa Diversidade em Conselho (PDeC), estamos à disposição para ajudar na busca por mulheres com o perfil desejado para as posições a serem preenchidas, disponibilizando os bancos de conselheiras do PDeC e da WDC (WomenCorporateDirectors) e o banco de profissionais do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), que contam com centenas de conselheiras e profissionais preparadas e com grande variedade de perfis e experiências. O PDeC é uma iniciativa conjunta entre B3, IBGC, International Finance Corporation (IFC), Spencer Stuart e WDC para ampliar a diversidade em conselhos.

No ano passado, já enviamos um comunicado com um convite para que todos os conselheiros, investidores e tomadores de decisão se juntassem a nós. Nesse ano, seguimos firmes na missão de ressaltar a importância de aumentar a diversidade nesses colegiados.

Acreditamos que as mudanças efetivas em relação a esse tema acontecerão apenas com a soma de esforços entre todos os atores envolvidos. Contar com perfis diversos será fundamental para garantir a longevidade, a inovação e o valor das empresas, já que esse critério será responsável por promover discussões de alto nível e com diferentes pontos de vista e experiências. As empresas que não considerarem a diversidade em suas cadeiras podem cometer erros estratégicos, já que essa será uma exigência cada vez mais considerada pelos mais diferentes públicos, inclusive investidores.

Você é uma pessoa chave no ecossistema de conselhos. Por isso, o convidamos a olhar para esse assunto tão importante para a governança das organizações e para a sociedade na formação dos conselhos nessa próxima assembleia.

Atenciosamente,

Programa Diversidade em Conselho (PDeC)