B3 (B3SA3): Investidor em retirada? Número de CPFs cai e perde marca; volume de ações encolhe
O volume diário de negociações voltou a cair em dezembro, mostra prévia operacional da B3 (B3SA3) divulgada nesta segunda-feira (15).
Segundo o documento, a cifra somou R$ 25 milhões, queda de 13,6% ante o mesmo período do ano passado e 7,9% em comparação com novembro.
Já o número de investidores pessoa física caiu 1,1% contra o ano passado, somando agora 4,9 milhões, antes em 5 milhões.
- AS MELHORES AÇÕES DA BOLSA PARA 2024: Analista revela 4 empresas para investir agora e explica por que continuar otimista com a bolsa brasileira; confira no Giro do Mercado desta segunda-feira (15):
B3: 2024 será melhor?
Apesar das quedas, é esperado que em 2024 o mercado de ações brasileiro ganhe novo fôlego, puxado pela queda dos juros, hoje em 11,75%, mas que economistas esperam que termine em 9% até o final do ano.
A relação preço/lucro do Ibovespa está perto dos menores patamares da história, o que é outro ponto a favor da expectativa de recuperação do índice nos próximos meses.
Casas como Guide veem o índice em 150 mil pontos em 2024.
“A queda dos juros deve ajudar no aumento dos lucros via redução das despesas financeiras. O lucro das empresas do Ibovespa vem crescendo de forma consistente nos últimos anos, excluindo a contração durante a pandemia. Acreditamos que 2024 não será diferente pelos fatores já mencionados”, completa.
Veja o documento: