Renda Variável

B3 (B3SA3) espera fim do ciclo de alta dos juros e não viu ‘fuga’ de investidores pessoas físicas

01 ago 2022, 11:16 - atualizado em 01 ago 2022, 15:57

 

Carteira recomendada
Último ciclo de alta dos juros pode ser o de quarta e sinalizaria bem para a renda variável (Imagem: REUTERS/Regis Duvignau/File Photo)

Quando o Brasil acordar com uma nova taxa de juros, a B3 (B3SA3) espera que seja o último lance do ano a favor da concorrência da renda fixa na disputa por recursos, ou ao menos o derradeiro mais alto. Mesmo assim, a Bolsa ainda acredita que a fuga de investidores pessoas físicas é mais relativa que absoluta.

O CEO Gilson Finkelsztain olha a possibilidade de que os 13,75% da Selic, que deverão ser conduzidos pelo Banco Central ao final da reunião do Copom, na quarta, seja o último arranjo contracionista de 2022.

Em conversa com Money Times, durante o 21 Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Abag, o executivo da B3 também acredita que se houver essa sinalização da autoridade monetária, poderá haver uma retomada das alocações dos investidores pessoas físicas.

“De todo modo, não achamos que tenha havido fuga maciça deles da Bolsa, afinal ainda são 5 milhões de contas ativas e 4,3 milhões de CPFs”, afirma Finkelsztain.

O que houve, segundo ele, foi que os investidores não institucionais deixaram de “alocar marginalmente”, isto é, tiraram parte do capital em ações e direcionaram para a renda fixa, atrás das altas dos juros desde 2020, quando se começou a falar em “fuga” da B3.

O movimento esperado, de 0,50 pontos percentuais, cuja expectativa seja a última elevação dos juros básicos do ano – ou no patamar previsto -, não tem paralelo ao aumento dos juros pelo Federal Reserve (Fed), na semana passada, de 75 pontos-base.

De acordo com o presidente da bolsa, “o Brasil saiu na frente [na política de arrocho dos juros] e o Fed ainda não sabe se está no início, meio ou fim do caminho”, de modo que para os investidores brasileiros a percepção de que o Banco Central possa pesar menos a mão deve ser fator favorável para a renda variável.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar