Comprar ou vender?

B3 (B3SA3): Com risco de internalização de ordens adiado, Safra mantém aposta nas ações

13 jun 2022, 18:15 - atualizado em 13 jun 2022, 18:15
B3 B3SA3
Em suas novas resoluções, CVM não autorizou internalização de ordens. Para o Safra, decisão é positiva para as ações da B3 (B3SA3). (Imagem: Shutterstock)

Para o Safra, ainda vale a pena comprar as ações da B3 (B3SA3). O motivo do otimismo é que as novas regras da CVM, divulgadas na sexta-feira (10), seriam “ligeiramente positivas” para a B3, principalmente porque as mudanças não incluem a permissão da prática de internalização de ordens

O tema foi “deixado para depois” e, segundo relatório do Safra divulgado nesta segunda-feira (13) e assinado pelos analistas Luis Azevedo e Silvio Doria, a B3 deve ser beneficiada com esse adiamento.

Com isso, o Safra manteve o preço-alvo das ações em R$ 15 e indicou um potencial de valorização de 29%, sobre a cotação usada como referência pelo banco.

As resoluções 134 e 135 substituem a Instrução CVM 461 e têm a intenção de tornar o mercado mais eficiente com a participação de mais de um player de infraestrutura. As novas deliberações atualizaram regras em temas como block trades, obrigação de melhor execução e autorregulação do mercado.

Apesar de questionada sobre a internalização de despachos, a CVM decidiu não incluir o tema nas novas deliberações. Porém, a entidade reguladora vai continuar estudando o assunto e, possivelmente, incorporá-lo ao marco regulatório.

Os riscos da internalização de ordens para a B3 (B3SA3)

A internalização de ordens permitiria que ações fossem negociadas fora da Bolsa. Assim, bancos e corretoras poderiam realizar operações de compra e venda entre seus próprios clientes. As negociações seriam resolvidas internamente.

Isso seria uma forma de estabelecer concorrência à B3 e, possivelmente, reduzir as taxas de negociação.

Mas, pelo menos por enquanto, a B3 continua sendo o único órgão a ter o direito de “sediar” as negociações. Deste modo, corretoras e bancos devem, obrigatoriamente, recorrer à Bolsa, mesmo que tenham capacidade de executar negociações internamente.

De acordo com os analistas, “a internalização de pedidos pode comprometer parte das receitas da B3 nos segmentos de ações listadas (especialmente em negociação), pois algumas corretoras com maior ADTV seriam capazes de internalizar pedidos fora da plataforma B3”.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar