B3 (B3SA3): Cadê os investidores? Volume de negociação evapora 34%; hora de se preocupar?
O volume total de negociação da B3 (B3SA3) recuou 34% em outubro em comparação com o mesmo período do ano passado, mostra prévia operacional divulgada nesta segunda-feira.
A queda reforça o mau momento do mercado de ações no Brasil, admitida pela própria B3 no documento de resultado do terceiro trimestre, divulgado na quinta-feira.
“Apesar das quedas na taxa de juros no Brasil, o mercado à vista de ações nacional foi influenciado pelo cenário externo e pela sazonalidade do período (vs. 2T23) dado o impacto das férias no hemisfério norte”, explicou.
- Brasil tem a maior seca de IPOs em 25 anos: Até quando as empresas vão evitar a bolsa brasileira? Veja o que tem pesado para as companhias e o que esperar do cenário no Giro do Mercado desta segunda-feira (13):
B3: Melhor está por vir, dizem analistas
Mesmo com o recuo, analistas dizem que o melhor para a ação está por vir.
A Empiricus Research classifica o resultado da B3 como “morno”, conforme o esperado, justamente pelo baixo volume negociado em ações no terceiro trimestre. No entanto, a casa de análise também chama atenção para a resiliência da companhia via outras fontes de receita.
- Ibovespa a 120 mil pontos: Estes analistas dizem o que fazer com ação da dona da Bolsa – Money Times
De acordo com a Empiricus, os ventos contrários vieram do exterior e a política mais contracionista. Por outro lado, sinais iniciais apontam para um alívio no início do mês.
“Olhando para o cenário local, acreditamos que não houve mudança fundamental no Brasil que impeça o início de um ciclo mais positivo para os ativos de risco — principal pilar da tese de B3”, afirma.