AgroTimes

B25: Na COP28, ministro de Minas e Energia sinaliza para mistura de 25% de biodiesel

04 dez 2023, 9:43 - atualizado em 04 dez 2023, 9:43
cop28 biodiesel
Através de nota, União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene comemora decisão e critica políticas implementadas no governo Bolsonaro (Imagem: Flickr/Ministério de minas e Energia)

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu o aumento para 25% na mistura de biodiesel no diesel.

Para que isso ocorra, Silveira citou a aprovação do PL do “Combustível do Futuro”, uma nova política de transição energética do Brasil que quer expandir a geração de energia verde e deve viabilizar mais de R$ 250 milhões em investimentos, segundo ele.

“Estamos aqui [COP28] para mostrar nossas energias limpas e renováveis, mostrar a nossa matriz de biocombustível. É extremamente possível que a gente atinja 25% com o tempo, a depender do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)”, disse em seu Instagram.

Assim, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) comemorou, por meio de nota, o anúncio feito pelo ministro, que para a entidade, representa um avanço de extrema importância levando em conta a série de retrocessos sofridos no governo passado que prejudicaram a indústria do biodiesel.

Atualmente, o teor de biodiesel é de 12% (B12) e o cronograma do governo estabelece B13 em 2024, B14 em 2025 e B15 em 2026.

Além do biodiesel no diesel, o projeto quer elevar a mistura de etanol anidro na gasolina para até 30%.