Azzas 2154 (AZZA3) enxuga portfólio e reduz número de marcas
A Azzas 2154 (AZZA3) anunciou nesta segunda-feira (9) a conclusão de um estudo estratégico voltado para a revisão do seu portfólio de marcas. A companhia decidiu descontinuar as marcas Alme, Dzarm, Reversa (linha feminina da Reserva) e Simples.
A empresa disse que a decisão foi tomada com base em critérios como potencial de crescimento, retorno sobre capital empregado e geração de caixa. O movimento é anunciado menos de um ano após o surgimento da companhia, fruto da fusão entre Arezzo e Grupo Soma.
“A Azzas 2154 reforça que movimentos de revisão de portfólio são processos naturais na indústria de moda global e que mantém uma combinação única de marcas desejadas em vários segmentos de atuação”, disse.
Mais movimentações internas da Azzas 2154
A companhia acrescentou que avalia alternativas estratégicas para as marcas BAW, Paris-Texas e Troc, considerando seus respectivos estágios de maturidade no mercado.
Essas marcas, em conjunto, representaram um faturamento bruto de cerca de R$ 411 milhões nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2024, correspondendo a aproximadamente 3% do faturamento bruto total da empresa, com Ebitda próximo do ponto de equilíbrio, disse a Azzas 2154.
A reestruturação também inclui a integração das marcas Brizza e Fábula como categorias de produtos sob as marcas Arezzo e Farm, respectivamente.
Além disso, as marcas Carol Bassi e Foxton serão transferidas para as unidades de negócio de Vestuário Feminino e Vestuário Masculino, com o objetivo de melhorar a eficiência operacional e maximizar sinergias.
A Azzas 2154 não prevê custos relevantes relacionados ao processo e espera concluir as mudanças até o final de fevereiro de 2025.
A empresa destaca que, além de simplificar o portfólio, a estratégia deverá resultar em uma redução significativa de estoques, otimizando o capital empregado e aumentando a rentabilidade.