Azul: tráfego de passageiros aumenta 23,5% em setembro
O tráfego de passageiros consolidados (RPKs) da Azul (AZUL4) cresceu 23,5% em relação a agosto, mostra documento enviado ao mercado nesta segunda-feira (5). Em comparação com o mesmo período do ano passado, porém, houve uma queda de 59,4%, puxado pela pandemia do coronavírus.
Além disso, a capacidade ofertada pela empresa (ASKs) cresceu 16%, resultando em uma taxa de ocupação de 80,2%. A taxa de ocupação doméstica foi de 80,7%, enquanto a internacional totalizou 74,6%.
“Mais uma vez, nós continuamos a ver uma melhora na demanda doméstica de passageiros, na medida em que nos aproximamos da alta temporada no Brasil. A capacidade de setembro representou 42% dos ASKs registrados no mesmo período no ano passado, e em outubro esperamos atingir aproximadamente 55% da capacidade pré-Covid”, disse John Rodgerson, CEO da Azul.
Ainda segundo ele, o tamanho e a conectividade da malha, combinado com a flexibilidade da frota, “nos dão ferramentas únicas para capturar o máximo de benefícios durante a recuperação da demanda”, afirmou Rodgerson.
Gol
Mais cedo, a Gol (GOLL4) divulgou a prévia operacional de setembro e do terceiro trimestre. Os números reportados mostram que a companhia aérea continua pressionada pela queda de passageiros.
No terceiro trimestre, a receita por passageiro (RPK) recuou 71,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a oferta de assentos (ASK) foi 70,2% menor. Essa diferença foi suficiente para diminuir a taxa de ocupação das aeronaves em 3,6 pontos percentuais, de 82,9% para 79,3% na comparação entre os trimestres.
No total, a Gol transportou 2,6 milhões de passageiros entre julho e setembro. O contingente é 73% menor que os 9,6 milhões de pessoas de igual intervalo de 2019.