Azul, Gol, Latam e Viva Air? Peruana “ultra-baixo custo” mira espaço da Avianca
A companhia aérea peruana Viva Air, que tem como a sua principal acionista a controladora da Ryanair, está com um pé no Brasil, revelou o CEO Felix Antelo em entrevista para a US News.
Após receber um aporte de US$ 50 milhões do fundo americano Cartesian Capital, a empresa que opera com o segmento “baixo custo” na Colômbia e Peru, busca um terceiro mercado.
A Cartesian já investe na companhia aérea brasileira Gold.
“Essa injeção de capital nos permitirá continuar crescendo, ter estabilidade financeira, chegar a um terceiro país no futuro e suavizar nosso caminho para um eventual IPO”, disse Antelo.
Para o UBS, esta notícia é “um pouco negativa” para a Azul (AZUL4), Gol (GOLL4) e Latam.
“A Viva Air pode optar por participar do potencial leilão de slots da Avianca Brasil, já que a regulamentação atual do Brasil determina que pelo menos 50% deles serão distribuídos a um recém-chegado (se houver algum interesse), enquanto o restante será distribuído igualmente entre as atuais empresas”, avalia o analista Rogerio Araujo.
A companhia aérea opera com 3 Airbus A320neo, o mesmo utilizado pela Azul, e uma e uma frota de 50 aeronaves adicionais.