BusinessTimes

Azul está reconstruindo sua capacidade após crise, focando na gestão de caixa

09 jan 2021, 13:20 - atualizado em 09 jan 2021, 15:02
Azul Linhas Aéreas AZUL4
A Azul, atualmente com recomendação neutra, está reconstruindo gradualmente sua capacidade, segundo os analistas (Imagem: Reuters/Leonardo Benassatto)

Nesta semana, a companhia aérea Azul (AZUL4) divulgou números de suas operações no mês de dezembro, revelando uma elevação de 18% no tráfego de passageiros em relação a novembro.

Em contrapartida, a aérea registrou quedas de 31,4% e 28,4% na demanda e capacidade, respectivamente, com sua taxa de ocupação atingindo 80% — menos 3,5 pontos percentuais na comparação anual.

“Os resultados continuaram a ser fortemente impactados pelas rotas internacionais. A demanda doméstica e a capacidade caíram apenas 10,6% e 9% na comparação anual, respectivamente, contra menos 85,3% e menos 81,4% para as operações internacionais”, destacam os analistas Victor Mizusaki e Flávia Meireles, que assinam o relatório da Ágora Investimentos.

A Azul, atualmente com recomendação neutra, está reconstruindo gradualmente sua capacidade, segundo os analistas.

Para a dupla, a companhia aérea está se concentrando na gestão de caixa em vez de maximizar sua receita por unidade de capacidade (RASK, na sigla em inglês) ou margem Ebitida.

“Para o último trimestre de 2020, a demanda e a capacidade da Azul ficaram 2,4% e 2,5% acima das nossas estimativas, respectivamente, com taxa de ocupação em torno de 80,8%”, concluem os especialistas da casa de análises.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar