Azul (AZUL4) pode dobrar participação em Congonhas, projeta BTG
O BTG Pactual espera que a Azul (AZUL4) tenha um aumento de cerca de 8% em sua participação no aeroporto de Congonhas (CGH), segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (23).
Com a aprovação das novas regras para distribuição de slots (direito de pousar e decolar em aeroportos congestionados) no aeroporto de Congonhas, feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o BTG enxerga espaço para a Azul atingir 80 slots (dos atuais 41) até 2023.
Com isso, sua participação de mercado no aeroporto passa de 7% para 15%.
Segundo documento divulgado pela Anac sobre as novas regras, os novos slots serão distribuídos para novos entrantes, que terão um limite de 18 slots e devem ter no mínimo 3 anos de operação com mais de 4 aeronaves.
Além disso, para incumbentes não dominantes, que terão de 19 a 80 slots e devem ter pelo menos 1% de RPK doméstico ex-CGH nos últimos 2 anos ou 2% de RPK doméstico ex-CGH no ano anterior e slots restantes, que seguirão critérios de distribuição igualitária entre os concorrentes atuais.
Pelas regras aprovadas, a distribuição de slots em Congonhas deve respeitar o limite de 45% de espaço de mercado por empresa (vs. 40% antes).
Cenário é positivo para Azul, mas Latam e Gol seguem dominantes
Apesar da expectativa de que a Azul ganhe mais espaço, Latam e Gol (GOLL4) seguem dominantes no aeroporto de Congonhas, com ambos mantendo uma participação de mercado estimada em ~40%, diz o BTG.
Segundo o banco, o ganho de espaço no aeroporto é importante, pois se trata de um dos principais hubs de negócio do Brasil.
Apesar de ser administrada pela operadora aeroportuária estatal Infraero, Congonhas deve ser privatizada em agosto, conforme cronograma atual do programa de infraestrutura do governo.
“Esperamos um grande interesse neste ativo de referência, inclusive do player local CCR e de empresas estrangeiras”, diz o BTG.
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!