Comprar ou vender?

Azul (AZUL4) ou Gol (GOLL4)? Rali está só começando, diz Itaú BBA; veja o novo gatilho

01 jun 2023, 11:17 - atualizado em 01 jun 2023, 11:17
Azul, Gol
Rali de Azul e Gol está apenas começando, diz Itaú BBA (Imagem: REUTERS/Leonardo Benassatto)

Petrobras (PETR3PETR4) informou que o preço do querosene de aviação (QAV) terá queda de 12,6% a partir desta quinta-feira (1) — acumulando redução de 35% no ano. O anúncio é mais um gatilho para as ações de Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4), que estão apenas no começo de um rali, disseram analistas do Itaú BBA.

No acumulado de 2023, AZUL4 soma alta de 65,8% em 2023, enquanto GOLL4 valoriza 20,9%. Os investidores voltaram a considerar gradativamente as companhias aéreas brasileiras, o que deve sustentar a recuperação do setor, dizem os analistas.

O BBA tem preço-alvo de R$ 28 para as ações da Azul ao final de 2023, o que implica uma potencial alta de mais 66,2% no ano. A recomendação para os papéis é de outperform — ou seja, os ativos devem ter desempenho acima da médio do mercado.

A Azul é a preferida dos analistas do banco no setor. De acordo com eles, a há uma boa visibilidade do plano de reestruturação da empresa, baixo custo marginal da dívida de 7,5% em dólar e EV/Ebitda atraente de 5,4 vezes para 2024.

Já em relação à Gol, o rali deve ser mais curto, disseram os analistas. A empresa tem recomendação marketperform — em linha com o mercado. O BBA tem alvo de R$ 9 para as ações, o que abre espaço para uma valorização de mais 8,2% em 2023.

No pregão de hoje, após o anúncio da Petrobras, AZUL4 avançava 2,14%, cotada a R$ 17,21, e GOLL4 subia 0,48%, a R$ 8,36, por volta das 10h50.

Por que preferir Azul?

Os pontos de destaques para a Azul são o plano de reestruturação e as perspectivas de fluxo de caixa, dizem os analistas do Itaú BBA.

    • ESTREIA NO MONEY TIMES!
      GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca. É HOJE!

“Independentemente dos detalhes da reestruturação dos passivos de leasing, a percepção geral é de que a Azul conseguiu negociar um acordo assertivo com os arrendadores”, afirmam. A companhia deve diminuir a saída de caixa em pelo menos R$ 1,9 bilhão em 2023 e R$ 1,2 bilhão em 2024.

Em relação ao risco de diluição do patrimônio, os analistas destacam que a Azul pode negociar medidas alternativas caso a ação não atinja o preço acordado de R$ 36 até o segundo semestre de 2024.

Comparado a Gol, o potencial diluição do patrimônio da reestruturação da companhia continua sendo um ponto de discussão entre os investidores.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar