Azul (AZUL4) ou Gol (GOLL4): Qual ação tem maior potencial de subir?
A Azul (AZUL4) e a Gol (GOLL4) divulgaram os dados de tráfego aéreo relativos ao mês de abril. Ambas as aéreas confirmam a redução do ritmo de recuperação apresentado no primeiro trimestre de 2022.
Segundo a Genial Investimentos, em abril, o destaque positivo segue sendo a recuperação da receita do corporativo. Os dados reportados pela Azul apresentam melhora em relação ao pré-pandemia, enquanto a Gol segue tentando recuperar os níveis de 2019.
“Continuamos com uma visão mais otimista para Azul do que para Gol, embasados na baixa competição em suas rotas e no seu maior poder de repasse, nesse momento de aumento de custos com combustível. Além de apresentar crescimento em relação ao período pré-pandemia e ser menos exposta à demanda corporativa, a empresa vem conseguindo reduzir sua alavancagem trimestre a trimestre.”, diz o relatório.
Dessa forma, a Genial recomenda compra para a Azul, que tem preço-alvo de R$ 28 e potencial de 50.54%, e se mantém neutra em relação à Gol, com preço-alvo de R$ 16 e potencial de +23.65%.
Azul
Entrando em um período sazonalmente mais fraco, entre março e abril, houve redução de oferta e de demanda, destaca o relatório.
“O volume total de passageiros transportados (indicador RPK) foi de 2,488 bilhões, crescimento de 84% na comparação com 2021. A oferta total de assentos (indicador ASK) foi de 3,119 bilhões, aumentando cerca de 78,8% na comparação anual”, diz.
Gol
Na comparação com o fraco mês de abril 2021, a empresa reportou aumento de 209,5% no indicador RPK de demanda, com uma taxa de ocupação de 78,2%, equivalente a 1,96 milhões passageiros transportados.
O indicador de oferta, ASK, registrou o valor de 2,9 bilhões em abril de 2022, aumento de 227,8% em relação a abril de 2021, aponta o relatório.
Panorama das aéreas
No mês de abril, a Câmara aprovou a isenção da tarifa de despacho de bagagens.
“Na nossa visão a medida é retrógrada para o setor, porém o impacto não deve ser tão significativo para as companhias aéreas, que no limite, costumam repassar esses custos para os consumidores”, diz o relatório.
O relatório aponta ainda que, no início de abril, a ANAC disponibilizou diversas informações setoriais sobre o ano de 2021 e sobre o mês de março, entre elas, a divulgação do boletim de monitoramento do consumidor do transporte Aéreo, onde a Azul foi eleita a empresa aérea com melhores índices de atendimento ao cliente.
A agência também divulgou os dados domésticos de espaço de mercado. Em relação a fevereiro, a Azul subiu de 29% para 31% em participação de mercado. A Latam segue como a líder com 35% seguida pela Gol com 34%.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.