BusinessTimes

Azul (AZUL4) no lucro e Gol (GOLL4) no prejuízo: O que esperar das aéreas no 3T22?

18 out 2022, 16:04 - atualizado em 18 out 2022, 16:04
Azul
Companhias aéreas devem reportar custos mais altos com efeitos do dólar e combustível, mas preço das passagens deve aliviar resultados (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Anote na agenda. A temporada de balanços do terceiro trimestre começou e a Gol (GOLL4) deverá divulgar os resultados no dia 27 deste mês, enquanto o balanço da Azul (AZUL4) deve sair em 10 de novembro. O que esperar do desempenho das companhias aéreas no período?

Para o analista da Genial Investimentos, Ygor Araujo, embora os trimestres do meio do ano sejam historicamente mais fracos para as aéreas, Gol e Azul devem reportar resultados neutros. Porém, a casa está mais positiva para os números da Azul.

“Se do lado positivo tivemos bons volumes e precificações assertivas das passagens, do lado negativo observamos mais pressão de custos. Os grandes vilões seguem sendo a combinação dólar alto e querosene de aviação ainda não reajustado”, avalia.

Aéreas sentem o peso de combustível e dólar

Ele observa que o setor sentirá os efeitos da alta do dólar e ainda, dos preços dos combustíveis já que, apesar das reduções de preços de querosene de aviação (QAV) pela Petrobras, há uma defasagem de aproximadamente 45 dias no impacto para as companhias aéreas.

“Portanto, apesar de o preço do combustível ter caído pouco mais de 10% no trimestre, essa medida só terá impacto no resultado do quarto trimestre”, comenta.

Em relação ao câmbio, o dólar se manteve alto entre julho e setembro, tendo um pico no fim do período, no qual a média de fechamento do terceiro trimestre ficou 3,7% acima da média do primeiro trimestre e 5,4% acima do segundo.

“Dado que os pagamentos de leasings são contabilizados no último dia do mês, nossa expectativa é de que as empresas reportem aumento nas despesas financeiras”, observa Araujo.

Demanda aquecida e receita no azul

O analista da Genial pondera que, apesar de os custos jogarem contra Azul e Gol, a demanda foi consistente no terceiro trimestre, o que pode ajudar a balancear os números no período. Ele reforça que o patamar mais alto dos preços de passagens aéreas ajudou na sustentação do trimestre, devendo refletir principalmente nas receitas da Azul.

“O aumento no preço das passagens aliado a uma demanda robusta deve resultar em aumento da receita da empresa, que também sofre com a defasagem na queda dos preços de querosene, refletindo em custos relativamente elevados com relação à combustível no período”, comenta.

Mesmo com mais custos, a Genial projeta lucro operacional de R$ 406 milhões para Azul e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de R$ 890 milhões.

Gol com prejuízo

Por outro lado, a expectativa é de prejuízo para a Gol, já que a companhia estima perdas perto de R$ 1,8 por ação. “Acreditamos que esse resultado seja reflexo de uma despesa financeira alta puxada por uma taxa de câmbio elevada no fechamento dos meses do trimestre”, ressalta Araujo.

Ele acrescenta que, durante o trimestre, a aérea informou que pagará mais de US$ 41 milhões em um acordo com o departamento de justiça dos Estados Unidos para encerrar a investigação por pagamentos de propina em suborno a autoridades estrangeiras para aprovação de leis que beneficiariam a empresa. De todo modo, a Genial estima Ebitda de R$ 590 milhões.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar