Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4): Passagens aéreas estão mais baratas? Saiba se existe risco para salto das ações em 2023
As ações da Azul (AZUL4) e da Gol (GOLL4) vivem uma temporada de céu limpo em 2023. Destaque de alta do Ibovespa, a primeira companhia aérea já acumula um salto de mais de 70% na Bolsa ao longo do ano, enquanto a segunda empresa, com seus ganhos de 43%, não fica muito para trás.
Fatores que podem explicar a fase boa do setor de turismo vão desde a queda do dólar, nas mínimas em um ano, a dados mensais que indicam recuperação no tráfego.
No entanto, a Genial Investimentos chama a atenção para um fator específico referente ao último mês: a queda dos preços das passagens aéreas.
Demanda mais fraca
Os últimos dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referentes a maio, indicaram uma queda de mais de 17% nos preços das passagens aéreas, tornando-se o principal motivo para a deflação em Transportes no mês.
A Genial explica que, pelo fato de maio ser um mês sazonalmente mais fraco, devido a uma demanda menor, é comum que os preços registrem quedas relevantes.
A corretora ressalta, no entanto, que, mesmo com a queda, as tarifas devem se manter em patamares elevados para um segundo trimestre.
“A demanda por viagens em 2023 permanece resiliente, impulsionada pela retomada dos volumes de tráfego internacional, o que resultará em melhorias operacionais para o setor nos próximos meses”, afirmam Ygor Bastos e Bernardo Noel, analistas setoriais da instituição, em relatório divulgado nesta segunda-feira (12).
Bastos e Noel reforçam ainda que, embora a queda dos preços em maio seja relevante, outras maiores já foram vistas em anos anteriores.
“Ao analisar a série histórica desde o ano 2000, os preços das passagens aéreas costumam apresentar quedas ainda mais acentuadas. Em alguns casos, as quedas ultrapassam a marca de 20% e, em situações excepcionais, chegam até mesmo a cair cerca de 30%”, dizem.
“Diante desses dados, acreditamos que os yields reportados por Azul e Gol seguirão uma trajetória descendente, porém com uma redução menos acentuada em relação aos anos anteriores para o segundo trimestre”, completa a dupla.
Potencial de queda
A Genial tem recomendação de “manter” tanto para Azul quanto para Gol.
Considerando os preços-alvo estipulados pelo time de análise da corretora, existe pouco espaço para os papéis da Azul subirem. Já para a Gol, há um potencial de queda de aproximadamente 22%.
Os preços-alvo indicados pela Genial são de R$ 22 (AZUL4) e R$ 8,20 (GOLL4).