BusinessTimes

Azul anuncia parceria bilionária com Lilium para construção de malha com “carros voadores”

02 ago 2021, 9:51 - atualizado em 02 ago 2021, 9:51
Azul Linhas Aéreas AZUL4
A parceria com a Lilium corrobora com a estratégia da Azul de acelerar sua agenda ESG (Imagem: Reuters/Leonardo Benassatto)

A Azul (AZUL4) comunicou nesta segunda-feira (2) que está com planos de construir, em parceria com a Lilium, uma malha exclusiva com aeronaves eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) no Brasil. De acordo com a companhia, a parceria com a Lilium inclui uma frota de 220 aeronaves e pode chegar ao valor de até US$ 1 bilhão.

“Nossa presença de marca, nossa malha com exclusiva conectividade e nosso robusto programa de fidelidade nos fornecem as ferramentas para criar os mercados e a demanda para a operação com jatos Lilium no Brasil”, comentou John Rodgerson, CEO da Azul. “Assim como fizemos no mercado doméstico brasileiro nos últimos 13 anos, esperamos novamente, agora com os jatos da Lilium, criar um mercado totalmente inovador nos próximos anos”.

A parceria também corrobora com a estratégia da Azul de acelerar sua agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, ou Ambiental, Social e Governança Corporativa traduzido para o português), alavancando o “desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio de uma aeronave 100% elétrica e com emissão zero de carbono”.

As operações estão previstas para começar em 2025. A parceria, assim como o pedido de aeronaves, está sujeita à conclusão dos termos comerciais entre ambas as partes e à documentação definitiva do acordo.