Avisar a Rússia foi a melhor decisão de Trump até agora, diz Bremmer
A decisão de Donald Trump de avisar a Rússia antes de lançar um ataque à Síria como uma resposta aos ataques com armas químicas nesta semana pode ser vista como a melhor decisão de sua administração até agora, avalia o cientista político e presidente da Eurasia, Ian Bremmer.
“A única e mais inteligente decisão de política externa que eu vi da administração Trump até hoje”, disse ele em seu Twitter. Segundo Bremmer, o sucesso deste movimento pode criar a possibilidade de um novo ataque ou de uma decisão similar sobre a Coréia do Norte. Isso, segundo Bremmer, é uma questão chave.
Ainda assim, o especialista entende que se os ataques desta noite contra a Síria ficarem nisso, não haverá mais escalada e nem retaliações de Assad, Irã ou Rússia.
Trump disse que o ataque foi feito contra a mesma base aérea de onde o governo de Bashar Al Assad lançou o ataque químico. “Não pode haver nenhuma dúvida de que a Síria utilizou armas químicas banidas, violou suas obrigações perante a Convenção sobre as Armas Químicas e ignorou os pedidos do Conselho de Segurança”, disse.