Banco Central Europeu (BCE)

Autoridades do BCE defendem maior cautela no aperto da política monetária

16 nov 2022, 11:41 - atualizado em 16 nov 2022, 11:41
Prédio do Banco Central Europeu em sua sede, em Frankfurt, Alemanha
Os mercados atualmente veem a taxa de depósito de 1,5% do BCE subindo para 2% em dezembro (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

O Banco Central Europeu deve continuar a elevar os juros, mas há uma defesa crescente pela maior cautela no aperto da política monetária após uma série de movimentos agressivos, argumentaram duas importantes autoridades nesta quarta-feira.

O BCE elevou os juros em 200 pontos-base combinados desde julho, seu ritmo de aperto mais rápido de todos os tempos, e em breve começará a reduzir seu balanço de 8,7 trilhões de euros, deixando a dívida expirar e incentivando os bancos a reembolsar o financiamento do banco central.

“A necessidade de continuar com a política restritiva é… evidente, embora as razões para seguir uma abordagem menos agressiva estejam ganhando terreno”, disse o presidente do Banco da Itália, Ignazio Visco, em um discurso em Roma.

Ele alertou para o risco de as autoridades seguirem um caminho pré-determinado e disse que as futuras decisões de política monetária devem ser baseadas em dados e evidências.

O presidente do banco central espanhol, Pablo Hernandez de Cos, também pareceu cauteloso, argumentando que mesmo que haja “algum caminho a percorrer” com os aumentos de juros, qualquer redução no balanço do BCE deve ser “muito gradual”.

De Cos disse que o banco também deve levar em conta uma maior probabilidade de recessão e deve ter em mente que uma rápida redução na posse de títulos pode desencadear volatilidade no mercado.

Os mercados atualmente veem a taxa de depósito de 1,5% do BCE subindo para 2% em dezembro, mas os investidores também veem uma probabilidade razoável de um movimento maior para 2,25%.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar