Ethereum (ETH)

Autoridades americanas prendem pesquisador da Ethereum por suposto envolvimento com norte-coreanos

02 dez 2019, 16:00 - atualizado em 02 dez 2019, 16:16
Como já havíamos reportado aqui nesse portal, a Coreia do Norte, está desenvolvendo sua própria criptomoeda para burlar as sanções impostas pelos EUA. O envolvimento e prisão do desenvolvedor da Ethereum só reforça essa suspeita (Imagem: Pixabay)

O procurador distrital no Distrito Sul de Nova York e o FBI anunciaram a prisão de Virgil Griffith, um cientista membro da equipe de desenvolvimento da Ethereum, por supostamente violar as sanções dos EUA e viajar para a Coreia do Norte para dar ao país “uma apresentação e conselhos técnicos sobre o uso de criptomoedas e tecnologia blockchain para evitar sanções”. Conforme publicado pelo CryptoGlobe.

O procurador Geoffrey S. Berman disse em comunicado que Griffith “põe em risco as sanções” que foram promulgadas para “colocar pressão máxima no perigoso regime da Coreia do Norte”. Berman acrescentou:

“Como alegado, Virgil Griffith forneceu informações altamente técnicas à Coreia do Norte, sabendo que essas informações poderiam ser usadas para ajudar a Coreia do Norte a lavar dinheiro e evitar sanções”.

Griffith participou de uma conferência de criptomoeda norte-coreana em abril do ano passado e discutiu com outros participantes “como a República Popular Democrática da Coreia do Norte poderia usar a tecnologia blockchain e das criptomoeda para lavar dinheiro e evitar sanções.”

Muitos deixaram claro que a Ethereum Foundation não tinha nada a ver com a viagem de Griffith, alegando que era uma escolha pessoal dele. Vitalik Buterin, um dos co-fundadores da Ethereum, mostrou apoio a uma petição para libertar Griffith.

Conforme publicamos aqui em 19 de setembro, a Coreia do Norte está mesmo desenvolvendo sua criptomoeda estatal, estando nos estágios iniciais de desenvolvimento, numa tentativa de evitar sanções internacionais e contornar o “sistema financeiro global dominado pelos EUA”, informou a VICE News, citando um representante do regime.

A Coreia do Norte vem sendo acusada por diversas empresas ligadas à segurança da informação por estar por trás de diversas ações de hackerismo para roubo de criptomoedas. Leia mais aqui.

Segundo a Kaspersky Lab, hackers norte-coreanos estão por trás do desenvolvimento e disseminação do trojan Lazarus e suposto roubo do banco de Bangladesh. Leia mais aqui.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
cryptowatch@moneytimes.com.br
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar