Autoridades alemãs investigam possíveis violações de proteção de dados por parte da Tesla, diz jornal
As autoridades alemãs têm sérias indicações de possíveis violações de proteção de dados por parte da Tesla, noticiou o jornal Handelsblatt nesta quinta-feira, citando o escritório de proteção de dados no Estado onde a montadora tem sua gigafábrica europeia.
A reportagem do Handelsblatt disse que a montadora norte-americana não conseguiu proteger adequadamente os dados de clientes, funcionários e parceiros de negócios, citando 100 gigabytes de dados confidenciais vazados para o jornal por um denunciante.
A violação afeta o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR, na sigla em inglês), acrescentou o jornal.
Um advogado da Tesla, de acordo com o Handelsblatt, disse que um “ex-funcionário descontente” havia abusado de seu acesso como técnico de serviço para obter informações, e acrescentou que a empresa tomará medidas legais contra o suspeito.
O denunciante notificou as autoridades alemãs sobre a violação da proteção de dados em abril, segundo o jornal.
A questão se tornará séria do ponto de vista de proteção de dados caso as evidências se tornem substanciais, disse um porta-voz do escritório de proteção de dados de Brandemburgo ao Handelsblatt.
O escritório e a Tesla não estavam imediatamente disponíveis para comentar.