Economia

Autoridade do FMI diz que divisão em sistemas concorrentes seria “desastre” para economia global

19 abr 2022, 11:42 - atualizado em 19 abr 2022, 11:42
FMI
O economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, disse que uma transição gerenciada para um mundo mais multipolar seria um resultado preferível (Imagem: REUTERS/Johannes P. Christo)

O mundo está a caminho de ser mais multipolar devido à ascensão dos mercados emergentes na economia global, mas seria desastroso se a economia global se fragmentasse em sistemas concorrentes com padrões diferentes, disse um importante funcionário do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, disse a repórteres que uma transição gerenciada para um mundo mais multipolar seria um resultado preferível, uma vez que manteria e protegeria os ganhos materializados pela globalização.

“Um cenário é aquele em que temos blocos divididos que não estão operando muito uns com os outros, que estão em padrões diferentes, e isso seria um desastre para a economia global”, disse ele, acrescentando que este é um risco mais de longo prazo.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Leia mais sobre: