Internacional

Autoridade do BCE diz ser improvável que políticas de Trump tenham muito impacto sobre a inflação do euro

22 jan 2025, 8:48 - atualizado em 22 jan 2025, 8:48
Agenda, Mercados, Brasil, EUA, Europa, Fomc, taxa de juros, Economia juros banco central europeu pib china europa
Trump prometeu atingir a União Europeia, além de taxar a China em 10%. (Imagem: Flickr/Banco Central Europeu)

As políticas do novo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem afetar a inflação norte-americana, mas é improvável que tenham muito impacto sobre os preços na Europa, disse a autoridade do BCE François Villeroy de Galhau nesta quarta-feira (22).

“Poderíamos esperar, mas digo isso com muita cautela, esse programa terá efeitos inflacionários nos EUA devido às tarifas e às expansões fiscais”, disse Villeroy em um painel no fórum econômico de Davos.

“Do lado europeu, não acho que os efeitos inflacionários serão tão significativos, portanto, espero que esse processo de desinflação continue”, acrescentou Villeroy, que também é presidente do banco central francês.

Trump promete atingir UE com tarifas e prevê tarifas de 10% para China em 1º de fevereiro

Trump prometeu atingir a União Europeia com tarifas e disse que seu governo está discutindo a imposição de uma tarifa de 10% sobre os produtos importados da China em 1º de fevereiro, porque o fentanil está sendo enviado da China para o México e o Canadá.

Falando a repórteres na Casa Branca, Trump disse que já havia imposto grandes tarifas sobre a China durante seu primeiro mandato. Ele disse que a União Europeia e outros países também têm desequilíbrios comerciais preocupantes com os Estados Unidos.

“A União Europeia é muito, muito ruim para nós”, disse ele, repetindo comentários feitos na segunda-feira. “Portanto, eles terão de pagar tarifas. É a única maneira… de se obter justiça.”

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar