Economia

Autoridade do BCE diz que taxas de juro serão elevadas “muito em breve”

14 maio 2022, 15:34 - atualizado em 14 maio 2022, 15:34
Banco Central Europeu
O BCE está atrás de seus pares globais no aumento dos custos de empréstimos e está até colocando recursos no sistema financeiro por meio do seu Programa de Compra de Ativos (Imagem: Reuters/Ralph Orlowski)

O Banco Central Europeu (BCE) deve decidir em sua próxima reunião o fim do seu programa de estímulo em julho e aumentar as taxas de juro “muito em breve” depois disso, afirmou um dos responsáveis pela política monetária do BCE, Pablo Hernández de Cos, neste sábado.

O presidente do banco central espanhol se juntou a autoridades do BCE defendendo o primeiro aumento na taxa de juros em mais de uma década para conter os maiores níveis de inflação desde que o euro foi criado e evitar que o aumento de preços se consolide.

O BCE está atrás de seus pares globais no aumento dos custos de empréstimos e está até colocando recursos no sistema financeiro por meio do seu Programa de Compra de Ativos (APP, na sigla em inglês), o legado de uma década de luta contra a inflação baixa demais.

“Agora encerraremos, muito provavelmente será a decisão em nossa reunião em junho…o APP em julho”, disse De Cos, em um evento organizado pelo alemão Bundesbank. “E depois começaremos a discutir e muito em breve aumentar as taxas de juro.”

A inflação da zona do euro atingiu um recorde de 7,5% em abril e mesmo medidas que desconsideram custos de energia e alimentação estão bem acima da meta de 2% do BCE.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar