Economia

Autonomia financeira é o aspecto mais importante para medir independência de bancos centrais, relata estudo do FMI

06 mar 2024, 16:16 - atualizado em 06 mar 2024, 16:16
Estudo do FMI mostra que a autonomia financeira é o aspecto mais importante para os bancos centrais para medir a independência da autoridade monetária (Imagem: REUTERS/Yuri Gripas)

A autonomia financeira é o aspecto mais importante para os bancos centrais para medir a independência da autoridade monetária, segundo estudo do FMI (Fundo Monetário Internacional). De acordo com 74% das autoridades monetárias que responderam aos questionários, ter um orçamento próprio é “crítico” para a avaliação. 

Segundo o FMI, grande parte dos bancos centrais obteve pontuação zero em diversas características na legislação em relação à autonomia. Eles apontam que mais da metade das amostras carece de independência em 60% das métricas.

Segundo o relatório, o fundo considera “interessante” que a maior probabilidade de pontuação independente é a capacidade do banco central em definir os juros de forma independente dos funcionários do Poder Executivo – com 58% da amostra sendo igual  1.

Enquanto isso, a independência do chefe executivo do banco central e dos membros do respectivo órgão de governo são menos propensos a pontuação independente, tendo apenas 25% e 17% da amostra qualificada, respectivamente. 

O levantamento de dados veio do MOID (Monetary Operations and Instruments Database) e CLBD (Central Bank Legislation Database) do FMI, fazendo a análise de estatutos e disposições legais de 151 países. Segundo o fundo, o levantamento é uma nova metodologia para medir as características das legislações que tratam da atuação dos bancos centrais.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.