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Automob (AMOB3): Valor da ação vai convergir para o verdadeiro potencial da empresa, diz CEO

16 dez 2024, 7:01 - atualizado em 15 dez 2024, 12:06
Antônio Barreto Junior, CEO da Automob (Divulgação)
Antônio Barreto Junior, CEO da Automob (Divulgação)

A Automob (AMOB3), nova companhia criada pela holding Simpar para atuar no segmento de concessionárias de veículos – fruto de uma cisão da Vamos -, estreia na B3 nesta segunda-feira (16) com ações cotadas entre R$ 0,15 e R$ 0,20.

Para o CEO da empresa, Antônio Barreto Junior, o valor é simbólico e o preço de tela convergirá para um patamar alinhado ao verdadeiro potencial da companhia.

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“O mercado terá a oportunidade de analisar nossos fundamentos, nossas perspectivas de crescimento e nossa estratégia para o futuro”, disse o executivo ao Money Times.

A precificação, explica Barreto, se deve à metodologia de cisão definida em acordo com a B3.

“A regra de deságio para o primeiro dia de negociação foi baseada no Ebitda de 2023. Como o resultado das concessionárias do agro da Vamos estavam sofrendo e o consolidado naquele ano foi próximo a zero, o valor de deságio foi simbólico”, afirma.

Por que listar a Automob

A decisão de listar a Automob na bolsa, explica Barreto, foi motivada por diversos fatores, entre eles a demanda dos próprios investidores do Grupo Simpar.

“A Simpar, holding de controladora, via grande potencial de sinergia na união de todas as operações de concessionárias, enquanto os acionistas da Vamos Locação buscavam um negócio mais puro, focado em locação”, disse.

A entrada no mercado de capitais, acrescenta o CEO, também oferece à Automob maior visibilidade, acesso a novas fontes de financiamento e flexibilidade para realizar aquisições.

A nova empresa nasce com 192 lojas e receita líquida de R$ 12 bilhões, atuando em vários segmentos que incluem além de veículos leves, caminhões, linha amarela e máquinas agrícolas. É a primeira empresa do segmento de distribuição de veículos listada na B3.

“O negócio de concessionárias no Brasil ainda é muito pulverizado, com muitos grupos familiares e regionais. Nos Estados Unidos e em outros países, o setor já passou por um processo de consolidação, com a formação de grandes grupos. Vemos a mesma tendência acontecendo no Brasil”, disse o CEO.

Estratégia

A estratégia da Automob para os próximos anos está baseada no crescimento inorgânico e orgânico, disse o CEO.

Um dos focos é investir em praças onde a empresa possa alcançar escala e rentabilidade. “É um negócio que a gente consegue escalar muito rápido. E esse ganho de escala deve resultar em eficiência e melhoria de margem”, disse. 

O executivo também cita a inovação e transformação digital, com ênfase na experiência do cliente e na oferta de serviços diferenciados, como a mesa de seminovos, a plataforma de financiamentos e a venda de seguros e consórcios.

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Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
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