BusinessTimes

Australiana Fortescue eleva embarques de minério de ferro, não vê impacto de vírus

30 jan 2020, 15:05 - atualizado em 30 jan 2020, 15:05
Minério de ferro Mineração Commodities
Como siderúrgicas costumam estocar minério de ferro antes do feriado de Ano Novo Lunar, a Fortescue não tem nenhum embarque agendado (Imagem: Unsplash/@dominik_photography)

A australiana Fortescue Metals Group anunciou nesta quinta-feira uma alta de 9% nos embarques de minério de ferro no segundo trimestre, enquanto a presidente da companhia disse que a demanda segue forte e que os negócios não têm sido impactados diretamente pelo surto de um novo coronavírus na China.

“As condições de mercado seguem muito positivas e há projeções de um novo aumento na produção de aço bruto em 2020”, afirmou a CEO, Elizabeth Gaines, em entrevista à Reuters.

Como siderúrgicas costumam estocar minério de ferro antes do feriado de Ano Novo Lunar, a Fortescue não tem nenhum embarque agendado para portos fechados devido à disseminação do vírus na China até o final de fevereiro, acrescentou Gaines.

A quarta maior produtora de minério de ferro do mundo não sentiu impacto direto do coronavírus em suas operações, mas tem adotado uma política de restringir viagens, permitindo apenas deslocamentos “essenciais”, segundo ela.

A Comissão Nacional de Saúde da China disse que o número de mortes confirmadas pelo vírus no país chegava a 170 na noite de quarta-feira, com 7.711 pacientes infectados.

As importações de minério de ferro pela China em 2019 atingiram o segundo maior nível anual já registrado e fecharam com forte alta em dezembro, à medida que o governo chinês buscou estimular a economia para evitar uma desaceleração, gerando forte demanda nos setores imobiliário e de infraestrutura.

A demanda da China por minério de ferro de alta qualidade deve acelerar em 2020 após um acordo comercial com os Estados Unidos e com um maior investimento em infraestrutura.

A Fortescue embarcou 46,4 milhões de toneladas de minério no trimestre encerrado em 31 de dezembro, ante 42,5 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior.

A empresa elevou ligeiramente suas previsões de embarques de minério de ferro no ano completo, para o limite superior de uma projeção anterior de entre 170 milhões e 175 milhões de toneladas.

O aumento nos embarques ajudou a Fortescue a embolsar ganhos em meio a uma alta nos preços na sequência de um desastre em uma mina da Vale no Brasil, que levou à redução da oferta global de minério de ferro.

O preço médio que a Fortescue obteve por seu minério de ferro no trimestre cresceu 58% na comparação anual, para 76 dólares por tonelada.