CryptoTimes

Austrália irá testar criptomoeda desenvolvida em blockchain para o atacado

03 nov 2020, 15:58 - atualizado em 03 nov 2020, 16:24
A Austrália deseja lançar uma CBDC ao atacado, ou seja, para que grandes bancos e empresas a utilizem, diferente do yuan digital da China, também sendo disponível ao varejo, ou seja, sendo testado pelos cidadãos (Imagem: Unsplash/@amber_weir)

O Banco de Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) está explorando o possível uso de uma moeda digital emitida por banco central (CBDC) para o atacado.

Ontem (2), o banco central australiano anunciou que o projeto é colaborativo, com a ajuda do Commonwealth Bank, o Banco Nacional da Austrália (NAB), Perpetual e ConsenSys, startup da Ethereum. O projeto é parte da pesquisa contínua do RBA sobre uma CBDC ao atacado.

“O projeto irá abranger o desenvolvimento de uma prova de conceito (PoC) para a emissão de uma forma tokenizada de CBDC que pode ser usada por participantes atacadistas do mercado para o financiamento, a liquidação e o reembolso de um empréstimo distribuído e tokenizado em uma plataforma DLT [de tecnologia de registro distribuído] desenvolvida na Ethereum”, afirmou o RBA.

“Embora o caso de uso de uma CBDC nesses mercados continue sendo uma incógnita, estamos contentes em colaborar com parceiros da indústria para explorar se existe um futuro papel para uma CBDC ao atacado no sistema australiano de pagamentos”, explicou Michele Bullock, vice-presidente do RBA.

O banco central espera que o projeto seja finalizado até o fim deste ano, visando publicar suas principais descobertas durante o primeiro semestre de 2021.

theblock@moneytimes.com.br