CryptoTimes

Aumento no volume de negociações em corretoras descentralizadas

02 dez 2019, 10:50 - atualizado em 31 maio 2020, 13:20
Kyber Network, assim como a Uniswap, é um dos protocolos que mais teve crescimento no volume de transações (Imagem: CoinCentral)

Era para 2019 ser o ano das corretoras descentralizadas. O crescimento foi devagar, mas, finalmente, o número de usuários está aumentando.

Dados da Dune, empresa de análise de blockchain, mostram que o volume de negociações nas corretoras descentralizadas aumentou nas últimas semanas (até 130% nos últimos sete dias).

Esse acontecimento repentino conclui um ano de crescimento para a negociação descentralizada, com a triplicação no número de transações feitas em corretoras descentralizadas (DEXs) desde janeiro, de acordo com um relatório de julho pela D5, empresa autônoma descentralizada (DAO) de ciência de dados.

O volume desse crescimento foi registrado pelos protocolos de negociação descentralizada Kyber Network e Uniswap que, entre eles, foram negociados US$ 50 milhões na última semana.

Esses protocolos, assim como outros como Bancor, que não são apoiados pela Dune, estão tomando vantagem de várias tendências no ecossistema de criptoativos, incluindo a popularidade crescente dos conjuntos de liquidez e o surgimento rápido das finanças descentralizadas (do inglês DeFi).

Liquidez é a facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro (Imagem: Gazeta do Povo)

Agrupamento de liquidez

Os mecanismos ineptos de negociação da primeira geração de corretoras descentralizadas geraram uma experiência frustrante para os usuários.

Apesar de os processos de negociações baseados em blockchain fornecerem segurança, as plataformas foram emperradas pelo máximo de transações por segundo no blockchain da Ethereum, ou seja, apenas os negociadores aventurosos tentaram utilizá-los.

Negociadores enfrentaram quedas e spread (diferença entre preços), além de problemas relacionados aos baixos níveis de liquidez.

Nos últimos dois anos, Uniswap e Kyber criaram conjuntos de liquidez que ajudam a solucionar esses problemas.

Os conjuntos são basicamente apenas grupos de tokens em contratos inteligentes, que são retirados de vários protocolos e plataformas e podem ser compartilhados ininterruptamente entre eles.

Isso impulsiona a liquidez disponível em todas as plataformas para que os negociadores possam aproveitar a segurança e as baixas taxas das corretoras descentralizadas enquanto evitam o problema da baixa liquidez.

Negociantes podem analisar várias DEXs para encontrar o melhor preço de compra ou venda de um token, ou dividir uma única ordem grande entre várias plataformas para minimizar a queda de preço.

Com a integração de mais aplicações no ecossistema, cada protocolo ganha uma fatia maior da torta em expansão.

Assim como inúmeros projetos menores, como os protocolos de gestão de fundos MoatFund e BeToken, vários dos maiores nomes cripto foram ligados à Kyber Network para se beneficiarem da capacidade de câmbio de ERC-20 tokens e as taxas ganhas com o fornecimento de liquidez.

Zion Vault, carteira de celular do Exodus da HTC, integrou o protocolo da Kyber Network em maio, assim como a Trust Wallet da Binance em julho.

Em setembro, a KyberSwap acrescentou outra fonte de liquidez, com uma porta de entrada de fiduciária para cripto (ou vice-versa), permitindo que negociadores comprassem ether com cartões de crédito.

Uniswap, considerada uma versão simplificada do seu adversário, protocolo Bancor, ganhou popularidade assim como Kyber, mas possui uma característica incomparável que alguns sugerem dar ao protocolo uma vantagem sobre seus competidores.

Além de permitir aplicações na Ethereum para compartilhar liquidez e que fornecedores de liquidez ganhem taxas das negociações ao acrescentarem tokens aos conjuntos de liquidez, Uniswap tem um mecanismo algorítmico excepcional de precificação que garante liquidez e baixa diferenciação de preço.

Finanças descentralizadas se referem ao ecossistema composto de aplicações financeiras que são desenvolvidas nos sistemas de blockchain (Imagem: Facebook/Binance)

O efeito DeFi

Uma das maiores virtudes das corretoras descentralizadas é DeFi, que forneceu um fluxo estável de aplicações descentralizadas (dapps) para fornecer a tão necessária liquidez.

“Parece que quanto maior e melhor for o nosso canivete suíço DeFi, teremos mais força para competir com as finanças tradicionais”, afirma o relatório de ecossistema do mês de agosto da Kyber.

O ciclo de feedback positivo funciona bilateralmente. No relatório de agosto, Kyber disse que, após se unir à Kyber Network, a Fulcrum, plataforma descentralizada de negociação em margem e de empréstimo, conseguiu aumentar o volume da Kyber em até US$ 1,4 milhões em apenas dois meses.

Apesar de esse crescimento ser impressionante, também destaca a dificuldade de monitorar o desempenho dos protocolos individuais de forma precisa em um ecossistema que está crescentemente interligado.

O compartilhamento constante de liquidez inflaciona as estatísticas de crescimento e torna difícil avaliar cada protocolo de forma individual.

De acordo com o relatório de junho da Delphi Digital, Kyber Network acrescentou a Uniswap como uma de suas reservas de liquidez em fevereiro e as tendências mensais de negociação fornecidas pela Kyber totalizaram 34% do volume total de negociações da Uniswap.

Isso sugere que, apesar do provável crescimento significativo dos dois protocolos, os números podem ser exagerados pela grande quantidade de volume dividida entre eles.

De qualquer forma, é encorajador ver corretoras descentralizadas e o ecossistema das DeFi continuarem a ganhar dinamismo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.