Varejo

Aumento de vendas diretas do Mercado Livre no Brasil deve preocupar Magazine Luiza e Via Varejo

03 dez 2020, 17:00 - atualizado em 03 dez 2020, 17:00
Mercado Livre
A empresa busca um equilíbrio um pouco maior na venda de itens de lojistas e próprios (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

O Mercado Livre irá aumentar suas vendas diretas no Brasil e na América Latina em geral no próximo ano, o que deve preocupar os varejistas do país como Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR3), na visão da Guide Investimentos.

“O movimento a torna mais competitiva e faz frente às rivais Magazine Luiza e Via Varejo. Estas duas empresas nasceram e se expandiram por meio da venda direta de mercadorias e buscam hoje uma fatia maior do mercado de marketplace, explorado há duas décadas pelo Mercado Livre”, afirmou o analista Luis Sales.

De acordo com a corretora, Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre, afirmou em live para o jornal Valor Econômico que a venda de produtos para a região ganhou novas proporções nessa última Black Friday, representando quase 10% do faturamento.

A empresa busca um equilíbrio um pouco maior na venda de itens de lojistas e próprios. É uma forma de ganhar terreno em categorias nas quais vendedores parceiros podem não estar atendendo tão bem, com baixa disponibilidade de produtos ou de lançamentos, dizem especialistas.

Na visão geral da Guide, o movimento é realmente negativo para as empresas do país e é preciso ficar de olho nos próximos movimentos da empresa.