Redes Sociais

Aumento de robôs no Twitter pelo grupo de apoio ao governo marca debate político desta semana

28 jan 2019, 15:45 - atualizado em 28 jan 2019, 15:47
(Pixabay)

A incidência de contas automatizadas em redes sociais cresceu durante esta semana, segundo o levantamento realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP). Com o retorno da pauta de corrupção no centro das discussões políticas, o grupo azul, base de apoio do presidente Jair Bolsonaro, apresentou o maior aumento de robôs.

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O percentual mais do que duplicou em relação à semana passada, chegando a 8,7% do total de retuítes. Ainda assim, o número de contas automatizadas continua sendo maior no grupo vermelho, base partidária de esquerda, com 11,3%.

No levantamento desta semana, outro movimento também ganhou destaque: a fragmentação das bases de oposição e apoio ao governo, com aumento dos grupos rosa, de perfis independentes não alinhados a partidos de esquerda, e roxo, de composição temática similar ao rosa.

Perfis de apoio a presidente em ações de segurança, opostos à esquerda e ao PT, atuam de forma mais organizada no grupo laranja, que cobra mudanças de postura e respostas, além de interagir com influenciadores de outros grupos contra Bolsonaro.

Debate da semana

Dois macrotemas se destacaram considerando o cenário pós-eleitoral: a corrupção e a segurança pública. A investigação sobre o assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes serviram para intensificar o debate nas redes sociais – cujo tema central foi a posse de armas.

Em relação à economia, o assunto principal continuou sendo a Reforma da Previdência, em especial a inclusão de militares e de outras categorias da elite do funcionalismo público na proposta. Outros temas, como a ida de Bolsonaro a Davos e a situação política na Venezuela figuraram entre os destaques.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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