Audiência discute reajuste de servidores federais na próxima terça
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados reúne-se na próxima terça-feira (24) para debater o reajuste dos servidores públicos federais.
O deputado Paulo Ramos (PDT-RJ), que pediu a realização da audiência, lembra que o governo prometeu reajustes a algumas categorias. “Agora vem com a proposta de reajuste geral de 5%, o que vem sendo rejeitado.”
Ramos ressalta que os servidores do Banco Central e do INSS chegaram a fazer movimentos grevistas para pressionar o governo a abrir negociações, mas não houve “qualquer sinalização para o diálogo”.
O deputado Rogério Correia (PT-MG), que também pediu o debate, acrescenta que as remunerações estão corroídas pela inflação, que nos últimos dez anos representa uma defasagem de 49,28%, segundo estimativas do Dieese.
“Diante dessa realidade, as entidades representativas dos servidores públicos
apresentaram pauta de reinvindicações em que requerem o reajuste remuneratório de 19,99%, correspondente apenas à defasagem inflacionária do período compreendido entre 2019 e 2021”, esclarece o deputado.
Ramos e Correia argumentam que é papel da Comissão de Trabalho buscar o entendimento, considerando o longo congelamento dos salários dos servidores.
Para isso, foram convidados para discutir o assunto na comissão, entre outros: |
---|
– o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), Rudinei Marques; |
– o representante do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) Sérgio Ronaldo; |
– a representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Elna Maria de Barros Melo; |
– o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Jr.; e |
– representantes de sindicatos de diversas categorias. |