Política

Audiência debaterá projeto que prevê limite para transações com dinheiro em espécie

10 set 2021, 10:30 - atualizado em 10 set 2021, 10:34
Dinheiro Real
O objetivo do projeto é evitar crimes de colarinho branco, como lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e corrupção (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta sexta-feira (10) para debater o projeto que fixa limite para transações financeiras em espécie, com o objetivo de evitar crimes de colarinho branco, como lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e corrupção (PL 7877/17).

Pelo projeto, de autoria do deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), o Conselho Monetário Nacional (CMN) deverá estabelecer um teto para saques e depósitos em dinheiro.

As transações financeiras que ultrapassarem os valores fixados pelo CMN serão realizadas por meios eletrônicos.

O debate foi solicitado pelo deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), que relatou a proposta na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, onde já foi aprovada.

Segundo o substitutivo da comissão, o CMN deverá estabelecer limite superior a 1,5 o teto do funcionalismo público, valor que hoje equivale a R$ 58.939,50.

Ganime quer discutir a utilização do Sistema Financeiro Nacional (SFN) para a prevenção da prática de ilícitos.

“Dado o caráter restritivo ao limite de saques previsto na medida, ressalta-se a importância de uma discussão objetivando analisar se o projeto em questão contribui para a sua finalidade, que é a de tornar mais eficiente a utilização do Sistema Financeiro Nacional para a prevenção da prática dos ilícitos”, afirma.