CryptoTimes

Atualização Taproot pode estar próxima; ainda falta aprovação por mineradores da rede Bitcoin

11 maio 2021, 8:42 - atualizado em 11 maio 2021, 8:42
Taproot promete aumentar a fungibilidade do Bitcoin, melhorar a funcionalidade dos contratos inteligentes e impulsionar a privacidade ao fazer com que todas as transações fiquem parecidas aos observadores externos do blockchain (Imagem: Unsplash/brucekee)

O período de sinalização para Taproot, a atualização do protocolo Bitcoin, começou.

Apesar de o consenso necessário ainda não ter sido atingido na primeira oportunidade possível, apoiadores esperam que a atualização aconteça em junho, adiantando bastante a implementação da Taproot.

A modificação focada em privacidade permitirá que cada uso do protocolo seja codificado como uma chave pública única e assinatura única, permitindo que outras ações sejam escondidas dentro de um código aparentemente comum.

Também altera o uso de assinaturas de Schnorr, que permite que usuários codifiquem políticas de gastos em chaves públicas individuais. Espera-se que essas mudanças aumentem a privacidade e a eficiência, segundo desenvolvedores e apoiadores.

O que são as assinaturas de Schnorr
e a atualização Taproot da rede Bitcoin?

Mas o caminho até lá tem sido longo. Apesar de, agora, Taproot ter um amplo consenso, debates sobre a atualização existem há anos. Em fevereiro, a comunidade de desenvolvimento do Bitcoin definiu um cronograma de ativação para a atualização.

A atualização se fundiu com o Bitcoin Core no fim de 2020 e o software de nós permitiu que mineradores indicassem seu apoio à atualização, conforme o poder de hashing (processamento) foi lançado em março.

Agora, mineradores começaram a indicar seu apoio.

90% dos blocos têm de indicar sua aprovação para Taproot durante um período de duas semanas conhecido como “período de dificuldade” (do inglês “difficulty epoch”).

No fim de cada período, o protocolo Bitcoin se ajusta automaticamente para decidir a rapidez ou lentidão em que os blocos estão sendo produzidos. O consenso para uma atualização deve acontecer durante o período antes desse ajuste.

No caso da Taproot, o consenso deve acontecer em dez períodos, senão desenvolvedores terão de buscar por uma estratégia de ativação diferente — possivelmente, uma bifurcação moderada (“soft fork”) ativada pelos usuários.

Até agora, isso não aconteceu.

É bem improvável que pools de mineração — grupos de mineradores que combinam seus recursos computacionais para transmitir um bloco de transações ao blockchain, garantindo a segurança de uma rede — suficientes sinalizem seu apoio durante esse primeiro período de dificuldade, já que apenas 32,89% dos blocos o fizeram.

Até agora, apenas 32,89% dos pools sinalizaram seu apoio à atualização Taproot (Imagem: TaprootWatch)

Pools que, juntos, controlam 42% da taxa de hashes começaram a indicar seu apoio.

Porém, muitos pools que haviam dito estarem a favor da implementação da Taproot ainda precisam sinalizar seu apoio.

Alejandro de la Torre, vice-presidente do pool de mineração Poolin, disse que o fracasso em ativar a atualização no período inicial é um possível resultado de um momento inconveniente.

Mineradores poderiam começar a indicar seu apoio a partir de 1º de maio, mas isso coincidiu com a celebração de 1ª de Maio na China.

O feriado acontece entre os dias 1º e 5 de maio, ou seja, todos os pools de mineração que haviam se comprometido estavam fora de circulação nos primeiros dias de sinalização. Também estão cinco dias atrasados para consertar quaisquer falhas que houverem com sua indicação.

E houve algumas falhas. De la Torre disse que a Poolin teve de atualizar o firmware para algumas máquinas em seu pool, já que o firmware atual não permite a sinalização.

Após atualizar o firmware, irá atualizar seus nós. Poolin ainda não havia sinalizado seu apoio, mas se comprometeu em fazê-lo. Outros podem estar passando por problemas parecidos, que são facilmente consertáveis, mas levam tempo.

Mesmo com obstáculos, de la Torre afirmou que está esperando que o consenso aconteça nos próximos dois períodos de dificuldade. Isso seria daqui a um mês, adiantando o cronograma planejado de ativação da atualização da comunidade de desenvolvedores para até 23 de julho.

O lento caminho à sinalização de apoio não significa que pools de mineração mudaram de ideia. Não há discórdia com o software e o sentimento continua positivo, segundo de la Torre.

“Eu não acho que tem a ver com qualquer mudança no sentimento”, disse ele. “Seria muito insensato, na minha opinião.”

Edward Snowden contesta que o bitcoin deve ser privado