Internacional

AT&T e Verizon vão limitar implantação de 5G nos EUA por causa de aviação

18 jan 2022, 16:13 - atualizado em 18 jan 2022, 16:13
AT&T
O anúncio foi seguido pela Verizon, que também limitará a instalação de 5G em torres próximas de terminais aéreos (Imagem: REUTERS/Mark Makela)

A AT&T anunciou nesta terça-feira que vai adiar temporariamente a ativação de algumas torres de telefonia 5G instaladas em locais próximos dos principais aeroportos dos Estados Unidos para evitar uma crise na aviação no país.

O anúncio foi seguido pela Verizon, que também limitará a instalação de 5G em torres próximas de terminais aéreos.

As discussões estão centradas em torno dessa proposta, que permitiria que cerca de 90% da implantação das torres avance, disseram fontes à Reuters, embora a medida impacte justamente as operações perto de grandes centros urbanos.

Duas das fontes disseram que será necessário atrasar a implantação do serviços em pouco mais de 500 torres, a grande maioria delas da Verizon.

“Estamos frustrados com a incapacidade da FAA (a agência de aviação dos EUA) de fazer o que quase 40 países fizeram, que é implantar com segurança a tecnologia 5G sem interromper os serviços de aviação”, disse a AT&T.

Já a Verizon afirmou que “voluntariamente decidiu limitar nossa rede 5G ao redor de aeroportos” mas que vai lançar o serviço na quarta-feira.

A Casa Branca tem tentado evitar uma interrupção maciça nos voos cujas aeronaves podem sofrer interferências do serviço 5G.

O lançamento dos serviços da quinta geração da telefonia móvel, que já foi adiado anteriormente, está programado para quarta-feira, disse uma fonte graduada.

As companhias aéreas estão se preparando para cancelar um número significativo de voos de passageiros e carga nos EUA nas próximas horas para evitarem que alguns instrumentos das aeronaves sofram interferência das transmissões 5G em banda C quando o serviço for iniciado na quarta-feira.

As empresas do setor aéreo alertaram na segunda-feira sobre impactos “catastróficos” no setor decorrente da interferência dos sinais.

As aéreas estão preocupadas que o problema possa impedí-las de voar com o Boeing 777 e outros aviões de grande porte.

Os presidentes-executivos das principais transportadoras de passageiros e carga dos EUA disseram na véspera que o novo serviço 5G pode inutilizar um número significativo de aeronaves de corredor duplo, “manter dezenas de milhares de norte-americanos no exterior” e causar caos nos voos dos EUA.

A Casa Branca tem tentado evitar uma interrupção maciça nos voos cujas aeronaves podem sofrer interferências do serviço 5G (Imagem: Pixabay/ADMC)

A FAA alertou que a potencial interferência pode afetar instrumentos sensíveis de aviões, como altímetros, e prejudicar significativamente as operações em condições de baixa visibilidade.

As companhias aéreas pediram no domingo que o 5G seja implementado em todos os lugares dos EUA, exceto nas torres que estão a aproximadamente 3,2 quilômetros das pistas dos aeroportos.

O plano de lançamento da Verizon é muito mais agressivo do que o da AT&T e será impactado pela ordem do governo Biden de atrasar o uso de algumas torres próximas às pistas dos aeroportos.

O presidente-executivo da Verizon, Hans Vestberg, disse aos funcionários em 4 de janeiro que a empresa não viu nenhum problema de segurança da aviação com o 5G, mas concordou relutantemente em adiar a implantação eme duas semanas, período que expira na quarta-feira.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar