Atrasos de produção de chips terão impacto limitado sobre Nvidia (NVDC34), dizem analistas
As preocupações com um atraso no lançamento dos próximos chips de Inteligência Artificial (IA) da Nvidia (NVDC34) podem ser exageradas, afirmam analistas, que citam que o contratempo não deve ter um grande impacto sobre a receita ou a demanda pelos produtos da companhia.
De acordo com publicações da mídia, os chips Blackwell da Nvidia podem sofrer atrasos de três meses ou mais devido a falhas de projeto, afetando potencialmente clientes como Meta (M1TA34), Google (GOGL34) e Microsoft (MSFT34).
- Os balanços do 2T24 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.
Apesar das recentes preocupações, “fica claro que os níveis de demanda continuam a aumentar, com todos os principais hiperescaladores continuando a elevar perspectivas de investimento”, disse Stacy Rasgon, analista da Bernstein.
No caso de um atraso, as vendas dos chips “Grace Hopper”, mais antigos da Nvidia, devem ajudar a preencher a lacuna, acrescentou Rasgon.
“A janela competitiva da Nvidia é tão grande no momento que não achamos que um atraso de três meses causará mudanças significativas de participação”.
Atrasos não refletem a demanda que impulsiona a receita da Nvidia
A Nvidia, que comanda mais de 80% do mercado de chips de IA, está em uma posição única como a maior impulsionadora do crescente desenvolvimento da tecnologia de IA.
O presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, disse em maio que a série de chips Blackwell estava pronta para ser lançada no segundo trimestre.
A oferta de chips de IA sob demanda permaneceu restrita, já que fabricantes como TSMC, de Taiwan, lutaram para recuperar o atraso e expandir capacidade de técnicas complexas, como o empacotamento avançado.
A diretor financeiro da Nvidia, Colette Kress, havia dito em maio que a demanda por chips Blackwell poderia exceder a oferta “até o próximo ano”.
Mesmo que haja pequenos atrasos, os analistas da TD Cowen disseram estar “confiantes de que esses problemas provavelmente serão resolvidos por meio de atualizações de firmware ou de plataforma”.
Os atrasos não refletem a demanda que impulsiona a receita de data centers para a Nvidia em 2025, disseram eles.
Um porta-voz da Nvidia, em resposta a uma reportagem da mídia na semana passada, disse que “a demanda do Hopper é muito forte…e a produção está no caminho certo para aumentar no segundo semestre”.