Atos antidemocráticos: Atuação de Lula em ataques é positiva para 41% e negativa para 38% diz pesquisa
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é avaliado como ótimo ou bom por 41,3% da população, enquanto 38,4% o veem como ruim ou péssimo, mostrou nesta quarta-feira (11) pesquisa AtlasIntel realizada após os ataques violentos às sedes dos Três Poderes em Brasília por bolsonaristas radicais.
Para 14,3% o governo é regular, e 6% não souberam responder. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
O levantamento mostra também que 51,1% aprovam o desempenho de Lula, praticamente repetindo o número de votos válidos que ele teve no segundo turno da eleição do ano passado (50,9%), enquanto 41,6% desaprovam o petista e 7,4% não souberam responder.
Apoiadores de Bolsonaro aprovaram atos antidemocráticos
Divulgada nesta terça-feira (10), pesquisa do Instituto AtlasIntel aponta que 75,8% dos brasileiros discordam da ação dos manifestantes que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF.
Entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no 1º turno da eleição de 2022, 48,6% discordam da invasão do Congresso enquanto 38,1% concordam e 13,3% não sabem opinar. Todos os eleitores da Simone Tebet (MDB), terceira candidata mais votada, e 96,9% dos eleitores do presidente eleito Lula discordam da ações violentas.
A opinião favorável sobre a invasão do Congresso é maior entre evangélicos (31,2%) e moradores das regiões Norte (23,3%) e Centro-Oeste (35,3%). A opinião desfavorável predomina entre eleitores mais velhos, acima de 60 anos de idade (apenas 6,1% concordam) e no Nordeste (7%).
Apenas 25,7% das pessoas, segundo a pesquisa divulgada, discordam da decisão do Presidente Lula de decretar a intervenção federal em Brasília para reestabelecer a ordem pública.
No entanto, apenas 53% dos brasileiros declaram que a invasão do Congresso foi completamente injustificada. Enquanto 10,5% respondem que a invasão foi completamente justificada e 27,5% respondem que a invasão foi justificada em parte.
Ainda, 50,2% veem Bolsonaro como responsável pelos atos de violência de seus apoiadores, enquanto 42,7% não veem responsabilidade do ex-presidente e 7,1% não souberam responder.
A pesquisa mostrou ainda que 39,7% dos entrevistados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não venceu de fato a eleição presidencial, não tendo mais votos que Bolsonaro. Segundo a Atlas, a parcela dos que acreditam na vitória de Lula é de 56,4%. Outros 4% não souberam responder.
De acordo com a AtlasIntel, 54,6% entendem que a polícia do DF foi conivente com os vândalos, enquanto 26,1% acham que não e 19,3% não souberam responder.